Narrativas sobre brincar nas infâncias: contribuições para a formação de professores de infância
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e69934Resumo
Considerando que o brincar é um eixo estruturante do trabalho pedagógico na Educação Infantil que se estende aos anos iniciais do Ensino Fundamental, partiu-se do princípio de que é fundamental que os professores assumam uma posição ativa na organização e apoio ao desenvolvimento do brincar das crianças. Contudo, ainda é frágil na formação de professores (inicial e continuada) o reconhecimento e a valorização do brincar e, mais propriamente, das experiências de brincar vividas nas infâncias de professores. Consideramos que narrar as experiências vividas é uma atividade formativa, um instrumento de pesquisa, que coloca os professores no centro do processo e permite que conheçam suas histórias, apropriando-se delas e levando-os a refletir sobre aspectos que afetam a docência. O objetivo do estudo foi evidenciar e compreender aspectos sobre o brincar nas infâncias que afetam a constituição do ser professor. De abordagem qualitativa, essa pesquisa teve inspiração em histórias de vida e contou com a participação de três professoras e duas estudantes do curso de Pedagogia. Utilizou-se de narrativas escritas e orais. Como principais resultados, observou-se que o espaço e tempo para brincar, na infância das professoras, não incluem a escola como um lugar significativo; as professoras têm consciência de que suas experiências de brincar são diferentes das experiências de brincar das crianças com as quais trabalham; há uma multiplicidade de brincadeiras narradas e valorização da imaginação, fantasia e criatividade. As aprendizagens adquiridas por meio das experiências de brincar na infância das professoras corroboram a constituição do ser professor/a.
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