Narrativas sobre brincar nas infâncias: contribuições para a formação de professores de infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e69934

Resumo

Considerando que o brincar é um eixo estruturante do trabalho pedagógico na Educação Infantil que se estende aos anos iniciais do Ensino Fundamental, partiu-se do princípio de que é fundamental que os professores assumam uma posição ativa na organização e apoio ao desenvolvimento do brincar das crianças. Contudo, ainda é frágil na formação de professores (inicial e continuada) o reconhecimento e a valorização do brincar e, mais propriamente, das experiências de brincar vividas nas infâncias de professores. Consideramos que narrar as experiências vividas é uma atividade formativa, um instrumento de pesquisa, que coloca os professores no centro do processo e permite que conheçam suas histórias, apropriando-se delas e levando-os a refletir sobre aspectos que afetam a docência. O objetivo do estudo foi evidenciar e compreender aspectos sobre o brincar nas infâncias que afetam a constituição do ser professor. De abordagem qualitativa, essa pesquisa teve inspiração em histórias de vida e contou com a participação de três professoras e duas estudantes do curso de Pedagogia. Utilizou-se de narrativas escritas e orais. Como principais resultados, observou-se que o espaço e tempo para brincar, na infância das professoras, não incluem a escola como um lugar significativo; as professoras têm consciência de que suas experiências de brincar são diferentes das experiências de brincar das crianças com as quais trabalham; há uma multiplicidade de brincadeiras narradas e valorização da imaginação, fantasia e criatividade. As aprendizagens adquiridas por meio das experiências de brincar na infância das professoras corroboram a constituição do ser professor/a.

Biografia do Autor

Carla de Oliveira Ferroni, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professora de Educação Básica

Membro do Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da Infância - Cfei (Diretório de Grupos CNPq)

Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/4212511296309100

Aline Sommerhalder, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal de São Carlos, atuando na linha de Educação Escolar: teorias e práticas (orientando mestrado e doutorado) com ênfase na Educação Infantil;

 Coordenadora do Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da Infância - Cfei (Diretório de Grupos CNPq)

Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/4775432120371947

Fernando Donizete Alves, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Docente do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana;

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal de São Carlos, atuando na linha de Educação Escolar: teorias e práticas (orientando mestrado e doutorado) com ênfase na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental;

 Coordenador do Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da Infância - Cfei (Diretório de Grupos CNPq

Link Lattes:  http://lattes.cnpq.br/3812723309905378

 

 

Referências

ARAÚJO, M. B. Ensaios sobre a aula: narrativas e reflexões da docência. Curitiba: Ibpex, 2010.

BARBOSA, M.C. S.; DELGADO, A. C. C.[et al.]. A infância no ensino fundamental de 9 anos. Porto Alegre: Penso, 2012.

BERNARDES, R. K.; VELLOSO, L. M. Experiências biográficas: reconhecer-se incompleto. In: SOUZA, Elizeu Clementino de (org.). (Auto)biografias e documentação narrativa: redes de pesquisa e formação. – Salvador: EDUFBA, 2015, p. 243-257.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. Resolução CEB 5 /2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para o ensino fundamental. Secretaria de Educação Básica- Brasília: MEC, SEB, 2010.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ . Acesso em: 24 jun. 2018.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S.K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BRANDÃO, C. F.; PASCHOAL, J. D. (Orgs.). Ensino fundamental de nove anos: teoria e prática na sala de aula. São Paulo: Avercamp, 2009.

BROUGÈRE, G. Jogo e Educação. Porto Alegre: Artmed, 2003.

BROUGÈRE, G. Brinquedo e Cultura. São Paulo: Cortez, 2010.

BROUGÈRE, G. A criança e a cultura lúdica. In: KISHIMOTO, Tizuko Morchida (Org). O brincar e suas teorias. São Paulo: Cengage Learning, 2011, p.19-32.

CAMPOS, M. M.; ROSEMBERG, F. Critérios para um Atendimento em Creches que Respeite os Direitos Fundamentais das Crianças. Brasília: MEC/SEB, 2009.

COELHO, G. M. de S. Formação contínua e atividade de ensinar: produzindo sentidos sobre o brincar na Educação Infantil. Dissertação de mestrado, Programa de Pós-Graduação em Educação, na Universidade Federal do Piaui-Teresina, 2012.

EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Penso, 2016.

EMERIQUE, P.S. Brincaprende: dicas lúdicas para pais e professores. Campinas: Papirus, 2003.

FREIRE, P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo, Olho d’água, 1998.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GATTI, B. A.; BARRETTO, E. S. de S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.

GOMES, R. A análise de dados em pesquisa qualitativa. In: Minayo, M. C. S.(Org.) Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. Ed. Vozes; Petrópolis, 1999, p.67-80

JOSSO, M-C. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

KISHIMOTO, T. M. Brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil. Brasília: MEC, 2010.

KISHIMOTO, T.M. O Jogo e a Educação Infantil. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

KOBAYASHI, M. C.; SOMMERHALDER, A.; ALVES, F. D. O que temos para brincar? Um estudo sobre os brinquedos encontrados na educação infantil. Revista NUPEM, Campo Mourão, v. 7, n. 12, p. 147-162, 2015

LARROSA, J. Literatura, Experiência e Formação. In: COSTA, M. V. (org.). Caminhos investigativos: novos olhares na pesquisa em educação. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007. p. 129-156.

LUDKE, M. e ANDRÉ, M. E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, Editora Pedagógica e Universitária, 1986.

MAGNANI, E. M. A práxis ludo-pedagógica do professor da pré-escola. Tese de doutorado, Programa de Pós-Graduação em Educação – Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, 2012

MALAGUZZI, L. et al. I cento linguaggi dei bambini. Catalogo della mostra. Reggio Emilia: Reggio Children, 1996.

MARTINS, A. O.; ALVES, F. D. ; SOMMERHALDER, A. Brincar no recreio escolar: ouvindo crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Educação em Foco, Belo Horizonte, v. 19, p. 241-262, 2016.

MATIAS, B. F. Narrativas de professoras: análise da construção dos saberes da prática de profissionais com experiência reconhecida. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Viçosa, 2012.

MEIRELLES, R. (Org.). Território do Brincar: diálogo com escolas. São Paulo: Instituto Alana, 2015.

MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

OSTETTO, L. E. Arte e educação, crianças e adultos: diálogos para transver o mundo. In: II Congresso Internacional de Educação Física, Esporte e Lazer V Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - VI ShotoWorkshop, São Carlos, 2012. Anais... São Carlos, CIEFEL-CPQMH, p. 41-49.

SILVA, J. R. A brincadeira na Educação Infantil: uma experiência de pesquisa e intervenção. Dissertação de mestrado, Programa de Pós- Graduação em Educação – Mestrado – da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP, Campus de Presidente Prudente, 2012.

SOMMERHALDER, A.; ALVES, F. D. Jogo e a educação da infância: muito prazer em aprender. Curitiba, PR: CRV, 2011.

SOMMERHALDER, A.; ALVES, F.D.; MARTINS, A.de O. Brincar nos cotidianos da educação infantil: experiência educativa de formação humana para a vida. In: COLAUTTI, C.; MESSA, V.P. (org.). Reflexões pedagógicas para a educação infantil do município de São Carlos/SP. São Carlos. Prefeitura Municipal de São Carlos: FPMSC, 2018, p. 52-68.

SOUZA, E C de. O conhecimento de si: estágio e narrativas de formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A; Salvador, BA: UNEB, 2006.

SOUZA, S. J., KRAMER, S. Experiência humana, história de vida e pesquisa: Um estudo da narrativa, leitura e escrita de professores. In: KRAMER, S.; SOUZA, S. J. Histórias de Professores: Leitura, Escrita em Educação. São Paulo, Editora Ática, 1996, p.13-42.

TONUCCI, F. Quando as crianças dizem: agora chega! Porto Alegre: Artmed, 2005.

WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago Editora LTDA, 1975.

YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. São Paulo: Bookman, 1984.

Downloads

Publicado

2021-12-02

Como Citar

Ferroni, C. de O., Sommerhalder, A., & Alves, F. D. (2021). Narrativas sobre brincar nas infâncias: contribuições para a formação de professores de infância. Perspectiva, 39(3), 1–21. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e69934