A educação no Brasil entre 1930 e 1985: priorizando a quantidade sobre a qualidade na expansão educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e70567

Resumo

Na história da educação brasileira, importantes estudos abordam a expansão do ensino fundamental ao longo dos anos no país, além do contexto pedagógico histórico que permeou esse processo no período entre 1930 e 1985. O principal objetivo deste artigo é analisar o processo de expansão do ensino fundamental brasileiro, com base nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) no. 4.024/61 e no. 5.692/71. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, do tipo documental e de natureza bibliográfica. Para a forma de análises dos dados, assumiu uma perspectiva interpretativa. O artigo conclui que a política educacional da ditadura militar no Brasil após a década de 1960 foi apoiada por essas duas leis e que seu principal objetivo era garantir a expansão de vagas no ensino fundamental, visando à qualificação mínima para ingresso no mercado de trabalho, priorizando a quantidade e não a qualidade da educação. A educação pública materializada na formação de recursos humanos é considerada uma forma de garantir a produtividade; atendendo, por um lado, às demandas de mão de obra qualificada para o mercado capitalista e, por outro, à melhoria dos salários e à distribuição de renda às elites.

Biografia do Autor

Gustavo Cunha de Araujo, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Educação pela UNESP. Mestre em Educação pela UFMT. Graduado em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas (Artes Visuais) pela UFU. Professor da Universidade Federal do Tocantins.

Referências

ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho. São Paulo: Boitempo Editorial, 2002.

BOGDAN, R.; BIKLEN, E. Pesquisa qualitativa em educação. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

CHAMBER OF DEPUTIES OF BRAZIL. Law of Guidelines and Bases of National Education - LDB: Law no. 9.394, of December 20, 1996, which establishes the guidelines and bases of national education. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 1996.

CHAMBER OF DEPUTIES OF BRAZIL. Law No. 5.692 of 11 August 1971, 1971.

CHAMBER OF DEPUTIES OF BRAZIL. Law No. 4.024 of 20 December 1961, 1961.

COSTA, M. L.; CABRAL, C. L. O. From Rural Education to Peasant Education: an epistemological/paradigmatic overcoming struggle. Revista Brasileira de Educação do Campo, Tocantinópolis, v. 1, n. 2, p. 177-203, 2016. Doi: http://dx.doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n2p177

CUNHA, L. A.; GÓES, M. O golpe na educação. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

ELLIOTT, R. W.; PATON, V. O. U.S. higher education reform: Origins and impact of student curricular choice. International Journal of Educational Development, v. 61, p. 1-4, 2018. Doi: https://doi.org/10.1016/j.ijedudev.2017.11.008

ERIKSON, F. Qualitative methods in research on teaching. Michigan: The Institute for Research on Teaching, 1985.

GONDRA, J. G.; VIEIRA, C. E.; SIMÕES, R. H.; CURY, C. E. History of Education in Brazil: the construction of a knowledge field. Paedagogica Historica: International Journal of the History of Education, v. 50, n. 6, p. 822-29, 2014. Doi: 10.1080/00309230.2014.948007

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Altas, 2011.

GERMANO, J. W. Estado militar e educação no Brasil. São Paulo: Cortez, 1994.

GHIRALDELLI JR., P. História da educação. São Paulo: Cortez, 2001.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Educação brasileira nos anos de 1990: 1991-2000. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasília: Inep/MEC, 2003.

GONDRA, J. G.; VIEIRA, C. E.; SIMÕES, R. H. S.; CURY, C. E. History of education in Brazil: the construction of a knowledge field. Paedagogica Historica: International Journal of the History of Education, v. 50, n. 6, p. 822-829, 2014. Doi: 10.1080/00309230.2014.948007

MONTEIRO, M. I.; BUENO, B. O. Knowledges and practices of successful literacy teachers (Brazil, 1950–1980). Paedagogica Historica: International Journal of the History of Education, v. 44, p. 179–191, 2008. Doi: 10.1080/00309230701865561

MÉSZÁROS, I. Educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.

OLIVEIRA, D. A.; ROSAR, M. F. Educational Policy and Management. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007.

SILVEIRA, R. T. Education policy and national security in Brazil in the post-1964 context. Paedagogica Historica: International Journal of the History of Education, v. 49, n. 2, p. 253-272, 2013. Doi: 10.1080/00309230.2012.701219

SHIROMA, E. O. (Ed.). Política educacional. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2004.

Downloads

Publicado

2021-02-23

Como Citar

Araujo, G. C. de. (2021). A educação no Brasil entre 1930 e 1985: priorizando a quantidade sobre a qualidade na expansão educacional. Perspectiva, 39(3), 1–25. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e70567