A educação no Brasil entre 1930 e 1985: priorizando a quantidade sobre a qualidade na expansão educacional
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e70567Resumo
Na história da educação brasileira, importantes estudos abordam a expansão do ensino fundamental ao longo dos anos no país, além do contexto pedagógico histórico que permeou esse processo no período entre 1930 e 1985. O principal objetivo deste artigo é analisar o processo de expansão do ensino fundamental brasileiro, com base nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) no. 4.024/61 e no. 5.692/71. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, do tipo documental e de natureza bibliográfica. Para a forma de análises dos dados, assumiu uma perspectiva interpretativa. O artigo conclui que a política educacional da ditadura militar no Brasil após a década de 1960 foi apoiada por essas duas leis e que seu principal objetivo era garantir a expansão de vagas no ensino fundamental, visando à qualificação mínima para ingresso no mercado de trabalho, priorizando a quantidade e não a qualidade da educação. A educação pública materializada na formação de recursos humanos é considerada uma forma de garantir a produtividade; atendendo, por um lado, às demandas de mão de obra qualificada para o mercado capitalista e, por outro, à melhoria dos salários e à distribuição de renda às elites.
Referências
ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho. São Paulo: Boitempo Editorial, 2002.
BOGDAN, R.; BIKLEN, E. Pesquisa qualitativa em educação. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
CHAMBER OF DEPUTIES OF BRAZIL. Law of Guidelines and Bases of National Education - LDB: Law no. 9.394, of December 20, 1996, which establishes the guidelines and bases of national education. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 1996.
CHAMBER OF DEPUTIES OF BRAZIL. Law No. 5.692 of 11 August 1971, 1971.
CHAMBER OF DEPUTIES OF BRAZIL. Law No. 4.024 of 20 December 1961, 1961.
COSTA, M. L.; CABRAL, C. L. O. From Rural Education to Peasant Education: an epistemological/paradigmatic overcoming struggle. Revista Brasileira de Educação do Campo, Tocantinópolis, v. 1, n. 2, p. 177-203, 2016. Doi: http://dx.doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n2p177
CUNHA, L. A.; GÓES, M. O golpe na educação. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
ELLIOTT, R. W.; PATON, V. O. U.S. higher education reform: Origins and impact of student curricular choice. International Journal of Educational Development, v. 61, p. 1-4, 2018. Doi: https://doi.org/10.1016/j.ijedudev.2017.11.008
ERIKSON, F. Qualitative methods in research on teaching. Michigan: The Institute for Research on Teaching, 1985.
GONDRA, J. G.; VIEIRA, C. E.; SIMÕES, R. H.; CURY, C. E. History of Education in Brazil: the construction of a knowledge field. Paedagogica Historica: International Journal of the History of Education, v. 50, n. 6, p. 822-29, 2014. Doi: 10.1080/00309230.2014.948007
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Altas, 2011.
GERMANO, J. W. Estado militar e educação no Brasil. São Paulo: Cortez, 1994.
GHIRALDELLI JR., P. História da educação. São Paulo: Cortez, 2001.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Educação brasileira nos anos de 1990: 1991-2000. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasília: Inep/MEC, 2003.
GONDRA, J. G.; VIEIRA, C. E.; SIMÕES, R. H. S.; CURY, C. E. History of education in Brazil: the construction of a knowledge field. Paedagogica Historica: International Journal of the History of Education, v. 50, n. 6, p. 822-829, 2014. Doi: 10.1080/00309230.2014.948007
MONTEIRO, M. I.; BUENO, B. O. Knowledges and practices of successful literacy teachers (Brazil, 1950–1980). Paedagogica Historica: International Journal of the History of Education, v. 44, p. 179–191, 2008. Doi: 10.1080/00309230701865561
MÉSZÁROS, I. Educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.
OLIVEIRA, D. A.; ROSAR, M. F. Educational Policy and Management. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007.
SILVEIRA, R. T. Education policy and national security in Brazil in the post-1964 context. Paedagogica Historica: International Journal of the History of Education, v. 49, n. 2, p. 253-272, 2013. Doi: 10.1080/00309230.2012.701219
SHIROMA, E. O. (Ed.). Política educacional. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Gustavo Cunha de Araujo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.