Portfólio reflexivo: desafio para a construção de formação crítica na Educação Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e70848

Resumo

Introdução: O portfólio reflexivo (PR) é um dos instrumentos que pode ser utilizado na avaliação formativa como uma ferramenta pela qual o aluno tem a possibilidade de dar vasão à sua criatividade e construir um material que permitirá um trânsito entre o seu universo e a teoria/conteúdos. Objetivo: analisar como vem se configurando o processo de adoção do PR como instrumento de avaliação formativa de um curso de Bacharelado e Licenciatura da área da saúde de uma universidade pública do interior do estado de São Paulo (Brasil). Trata-se de curso que forma profissional enfermeiro para os serviços de saúde e professor para a educação profissional técnica de nível médio. Metodologia: Trata-se de pesquisa conduzida a partir da perspectiva qualitativa, utilizando a análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso e grupos focais com alunos do 5° ano (último período do curso). A análise dos dados foi conduzida pela análise de conteúdo de Bardin (2016), modalidade análise temática. Configuraram-se três categorias temáticas. Conclusões: parte-se do pressuposto de que o PR é instrumento que potencializa a aprendizagem crítica, todavia seu uso só é efetivo, nessa direção, na medida em que, institucionalmente, ocorrerem processos formativos dos professores, trabalho coletivo e condições concretas de trabalho que valorizem o investimento no ensino de graduação, por meio de projeto de formação crítico, em contraposição à lógica produtivista, fortalecendo a perspectiva da transformação social.

Biografia do Autor

Ornella Padovani Perez, Prefeitura Municipal de Jaboticabal-SP

Enfermeira pela FAMERP (2001). Mestrado (2007)  e Doutorado (2018) pela EERP-USP, pelo Departamento de Enfermagem Geral e Especializada (Enfermagem Fundamental) da EERP-USP. Tem experiência na saúde pública, na docência de ensino técnico de enfermagem e no ensino superior nos temas enfermagem do adulto, enfermagem na saúde da mulher, ginecologia e obstetrícia e  ética em enfermagem. Atualmente estuda temas de avaliação e ensino-aprendizagem no ensino superior.

Adriana Katia Corrêa, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/ Universidade de São Paulo.

Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - USP, com Pós-Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Professora Associada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação e Saúde/enfermagem: políticas, práticas, formação profissional e formação de professores.

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Publicado

2021-11-08

Como Citar

Perez, O. P., & Corrêa, A. K. (2021). Portfólio reflexivo: desafio para a construção de formação crítica na Educação Superior. Perspectiva, 39(4), 1–21. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e70848