Práticas pedagógicas inclusivas e o ensino de conceitos matemáticos na educação de jovens e adultos (EJA)
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e71201Resumo
Observa-se significativa mudança no perfil dos alunos atendidos pela modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), os quais não se restringem mais a pessoas que não tiveram acesso à escolarização em época apropriada, mas também aos que, mesmo escolarizados, não tiveram aprendizagens significativas para o desenvolvimento e participação plena nos contextos sociais. Assim frente a diversidade que compõem a EJA, podemos destacar que esta modalidade de ensino se insere no cenário educacional brasileiro com questões específicas. Questões estas, que se relacionam tanto com a constituição da identidade – geração, raça, deficiência e classe social, como com as práticas pedagógicas. Assim, considerando a necessidade de práticas pedagógicas que abarquem a compreensão das relações e das condições sociais dos jovens e adultos, no presente artigo traz-se para debate a construção de práticas pedagógicas inclusivas sobre os conceitos matemáticos na modalidade de ensino. De abordagem qualitativa, a pesquisa teve como sujeitos professor da turma de Nivelamento e professor de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e dois jovens com deficiência intelectual matriculados na respectiva turma em Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), localizado em município do Estado de Santa Catarina. Constatou-se que as práticas utilizadas pelas professoras podem efetivamente auxiliar na aquisição de conceitos matemáticos. Assim, espera-se que este estudo desperte reflexões entre os pesquisadores dos campos da Educação Matemática e da Educação Especial e destaque, desse modo, a necessidade de trabalhos colaborativos com o ensino de saberes matemáticos para os sujeitos que compõem a modalidade de ensino.
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