Os cadernos de anotações de Guimarães Rosa e de Eduardo Coutinho: algumas aproximações com a pesquisa em Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e71304

Resumo

Os cadernos de anotações são ferramentas utilizadas por pesquisadores, escritores, artistas e demais pessoas para fazerem suas notas, seus apontamentos daquilo que observam da vida, das suas percepções, afecções, sentimentos, estudo, reflexões. Neles, geralmente, são escritas pequenas frases, às vezes, intuitivas, descrições de cenas do cotidiano, palavras e expressões, fragmentos de aulas, palestras, citações, desenhos, letras de música, cenas de um filme, um rascunho de um poema... cabe muita coisa num caderno de anotações. Este artigo tem por objetivo apresentar fragmentos dos cadernos de anotações de Guimarães Rosa e Eduardo Coutinho, a fim de refletir sobre a importância destes cadernos na pesquisa em educação. A pesquisa bibliográfica foi utilizada para a análise dos cadernos, que foram consultados em arquivos, exposições e por meio de outras pesquisas já divulgadas. Consideramos que os cadernos de anotações podem contribuir com exemplos inventivos de fazer apontamentos, inspirando os pesquisadores da área de Educação a construírem seus próprios modos de fazer anotações, inspirando e ampliando as possibilidades metodológicas das pesquisas em Educação ao estabelecer relações com a Arte e a Literatura.

Biografia do Autor

Giovana Scareli, Universidade Federal de São João del-Rei

Departamento de Ciências da Educação (DECED)

Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEDU)

Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Imagem (GEFI)

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Publicado

2021-03-17

Como Citar

Scareli, G. (2021). Os cadernos de anotações de Guimarães Rosa e de Eduardo Coutinho: algumas aproximações com a pesquisa em Educação. Perspectiva, 39(1), 1–19. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e71304