Que Desenho ensinar para os(as) normalistas em formação? Uma contribuição do maranhense Arthur Marinho (primeira metade do século XX)
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e71485Resumo
O presente estudo analisa as finalidades da disciplina Desenho na formação de professores primários da cidade de São Luís, capital do Maranhão, durante a primeira metade do século XX. A análise tem em vista somar-se às pesquisas desenvolvidas pelo Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (PROCAD/Amazônia) cujo objetivo consiste em promover a implantação/articulação da linha de pesquisa Epistemologia e História da Ciência e da Matemática no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPECEM) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A metodologia utilizada baseou-se no exame de notícias veiculadas em jornais da época que informavam sobre a trajetória pessoal e profissional do maranhense Arthur Marinho e nos programas de ensino de Desenho assinados por ele e publicados pela Imprensa Oficial (1930, 1934). Essa investigação teve como base dados coletados no Arquivo Público da Biblioteca Pública Benedito Leite e direcionada para o tipo de Desenho que era disponibilizado para a formação de normalistas daquela época. O texto adota como fundamentação teórico-metodológica os estudos culturais baseados nas ideias de Chervel. Os resultados evidenciam que as ações mobilizadas por esse sujeito se refletiram na sua prática de professor formador, ressignificando as finalidades deste saber para a formação de normalistas.
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