Que Desenho ensinar para os(as) normalistas em formação? Uma contribuição do maranhense Arthur Marinho (primeira metade do século XX)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e71485

Resumo

O presente estudo analisa as finalidades da disciplina Desenho na formação de professores primários da cidade de São Luís, capital do Maranhão, durante a primeira metade do século XX. A análise tem em vista somar-se às pesquisas desenvolvidas pelo Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (PROCAD/Amazônia) cujo objetivo consiste em promover a implantação/articulação da linha de pesquisa Epistemologia e História da Ciência e da Matemática no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPECEM) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A metodologia utilizada baseou-se no exame de notícias veiculadas em jornais da época que informavam sobre a trajetória pessoal e profissional do maranhense Arthur Marinho e nos programas de ensino de Desenho assinados por ele e publicados pela Imprensa Oficial (1930, 1934). Essa investigação teve como base dados coletados no Arquivo Público da Biblioteca Pública Benedito Leite e direcionada para o tipo de Desenho que era disponibilizado para a formação de normalistas daquela época. O texto adota como fundamentação teórico-metodológica os estudos culturais baseados nas ideias de Chervel. Os resultados evidenciam que as ações mobilizadas por esse sujeito se refletiram na sua prática de professor formador, ressignificando as finalidades deste saber para a formação de normalistas.

Biografia do Autor

Marcos Denilson Guimarães, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus, Cidade Universitária Dom Delgado

Doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Professor Visitante do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPECEM) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Pesquisador do GHEMAT/Brasil - Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática

Maria Consuelo Alves Lima, Universidade Federal do Maranhão, Campus, Cidade Universitária Dom Delgado

Doutora em Física pela Universidade Federal do Ceará

Professora do Departamento de Física e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPECEM) da Universidade Federal do Maranhão

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Publicado

2021-03-17

Como Citar

Guimarães, M. D., & Lima, M. C. A. (2021). Que Desenho ensinar para os(as) normalistas em formação? Uma contribuição do maranhense Arthur Marinho (primeira metade do século XX). Perspectiva, 39(1), 1–22. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e71485