O ensino de geografia e a apreensão do patrimônio afroarquitetônico no Cariri cearense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e71960

Resumo

No presente artigo discutimos o lugar do ensino de geografia na relação com o conhecimento africano e afro diaspórico, como parte importante da implementação dos conteúdos da história e cultura africana e afro-brasileira no currículo escolar. Na nossa análise pautamo-nos nos estudos no campo da afrodescendência procurando entender o processo de transferência de tecnologia do continente africano para o território brasileiro e com destaque para os estudos que vem sendo desenvolvidos no Ceará que atestam que a população negra teve participação efetiva no desenvolvimento econômico desse Estado. O enfoque da discussão proposta é a afroarquitetura da cidade de Crato - CE, decorrente das técnicas de construção africanas e da mão de obra africana e afrodescendente. Defendemos que o reconhecimento desse patrimônio afroarquitetônico é possível através da educação patrimonial, pela qual, os/as educandos/as podem criticizar seu espaço vivido por meio da apreensão da espacialidade negra local, o que também favorecerá a valorização da diversidade étnico-racial e o alcance da identidade afrodescendente.

Biografia do Autor

Meryelle Macedo da Silva, Universidade Regional do Cariri

Mestre em Educação pela Universidade Regional do Cariri

 

Cicera Nunes, Universidade Regional do Cariri

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Professora vinculada ao Departamento de Educação, do Mestrado Profissional em Educação e do Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Regional do Cariri - URCA.

Henrique Cunha Junior, Universidade Federal do Ceará

Professor Titular da Universidade Federal do Ceará. Pesquisa e leciona na área de Educação, com base na teoria da complexidade sistêmica e da transdisciplinaridade, ênfase em Bairros Negros e Territórios negros, Historia e Urbanismo Africano. Trabalha também na Engenharia Elétrica nas áreas de Planejamento Energético, Sistemas de Controle, Eletrônica de Potencia, Comando de Maquinas Elétricas. 

Thiago de Abreu e Lima Florencio, Universidade Regional do Cariri

Professor adjunto de História na Universidade Regional do Cariri, na Graduação do Departamento de História, no Mestrado Profissionalizante ProfHistória e professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma IES. Coordenador do Grupo de Pesquisa NEDESA (Núcleo de Estudos de Descolonização do Saber).

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Publicado

2021-11-08

Como Citar

Silva, M. M. da ., Nunes, C., Cunha Junior, H., & Florencio, T. de A. e L. (2021). O ensino de geografia e a apreensão do patrimônio afroarquitetônico no Cariri cearense. Perspectiva, 39(4), 1–20. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e71960