O ensino de geografia e a apreensão do patrimônio afroarquitetônico no Cariri cearense
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e71960Resumo
No presente artigo discutimos o lugar do ensino de geografia na relação com o conhecimento africano e afro diaspórico, como parte importante da implementação dos conteúdos da história e cultura africana e afro-brasileira no currículo escolar. Na nossa análise pautamo-nos nos estudos no campo da afrodescendência procurando entender o processo de transferência de tecnologia do continente africano para o território brasileiro e com destaque para os estudos que vem sendo desenvolvidos no Ceará que atestam que a população negra teve participação efetiva no desenvolvimento econômico desse Estado. O enfoque da discussão proposta é a afroarquitetura da cidade de Crato - CE, decorrente das técnicas de construção africanas e da mão de obra africana e afrodescendente. Defendemos que o reconhecimento desse patrimônio afroarquitetônico é possível através da educação patrimonial, pela qual, os/as educandos/as podem criticizar seu espaço vivido por meio da apreensão da espacialidade negra local, o que também favorecerá a valorização da diversidade étnico-racial e o alcance da identidade afrodescendente.
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