Círculos de diálogo: a perspectiva das emoções com os professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e72093

Resumo

O Círculo de Diálogo é um dos modelos da metodologia dos Círculos de Construção de Paz que, nos últimos anos no Ceará, passou a agregar o rol das estratégias pedagógicas em escolas da rede pública como forma de facilitar o diálogo colaborativo sobre temas afins. Percebe-se que, com um grupo de professores, o Círculo reverbera diversas emoções, desde acanhamento a receio em socializar o que estão sentindo. Desta forma, indaga-se: como os professores se manifestam emocionalmente nos Círculos de diálogo? Esta pergunta emergiu no Curso de Facilitadores em Círculos de Construção de Paz para professores da Rede Pública Estadual de Fortaleza/CE, ofertado pela Secretaria da Educação do Estado do Ceará – SEDUC. Este artigo tem o objetivo de entender como estes professores se sentem nos Círculos de diálogo sob a perspectiva das emoções experienciadas. Significa problematizar as emoções como aspecto autêntico e intrínseco da formação de professores no campo do diálogo dos conflitos. Para este intuito, opta-se pela abordagem qualitativa, com a observação participante e a reflexão dos dados a partir do que se considerou. Os sujeitos são professores de algumas escolas estaduais, localizadas na cidade de Fortaleza, do estado do Ceará. O artigo centra-se em um curso para docentes sobre os Círculos de diálogo como tema e metodologia presentes. A perspectiva não é trazer resultados conclusivos, mas, ao apresentar uma experiência de formação de professores em resolução de conflitos escolares, provocar discussões que perpassam pela compreensão da existência das emoções e dos sentimentos.

Biografia do Autor

Maria Cristiane Lopes da Silva , Secretaria da Educação do Estado do Ceará

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará/UECE (2018). Especialista em Administração Escolar pela Universidade Estadual Vale do Acaraú/UVA (1999), graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará/UECE (2009) e licenciada em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (1998). Professora da Rede Pública Estadual de Ensino Básico do Ceará – SEDUC (2003). Pesquisadora do Laboratório de Estudos da Conflitualidade e da Violência - COVIO/UECE e coordenadora da Linha de Pesquisa Participação Social e Práticas da Não Violência. Membro do Laboratório de Ensino e Práticas Sociais - LAPRÁTICAS/UECE. Tem atuação na área de Educação, Mediação de Conflitos escolares e facilitadora dos Círculos de Construção de Paz e Círculos Restaurativos. E-mail: crisneto19@gmail.com

Rosemary de Oliveira Almeida , Universidade Estadual do Ceará -UECE

Licenciada e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (1992), Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1995) e doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2001). É professora associada da Universidade Estadual do Ceará/UECE, Curso de Ciências Sociais, e do Programa de Pós-graduação em Sociologia/PPGS, da UECE. Foi coordenadora de área do Subprojeto de Sociologia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBID da UECE (2010-2015). É pesquisadora do Laboratório de Estudos da Conflitualidade e Violência/COVIO da UECE. Sua principal produção é: "Mulheres que Matam: o imaginário do crime no feminino" (2001), além de coautoria do livro: "Questão de Segurança: práticas governamentais e práticas policiais" (2004). Tem experiência na área de Sociologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: violência e criminalidade, mediação de conflitos comunitária e escolar, prática de formação docente, escola e juventude.  E-mail: rosemary.almeida@uece.br

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Publicado

2021-06-07

Como Citar

Silva , M. C. L. da ., & Almeida , R. de O. . (2021). Círculos de diálogo: a perspectiva das emoções com os professores. Perspectiva, 39(3), 1–19. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e72093