Os métodos mistos na análise sociológica da educação e a relativização das fronteiras entre micro e macro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e72139

Resumo

O objetivo do artigo é analisar e problematizar as fronteiras entre as abordagens micro e macro em sociologia da educação. A literatura – nacional e internacional – sobre métodos mistos de pesquisa indica a pertinência e a eficácia desse tipo de abordagem para o enfrentamento de problemas sociológicos de toda ordem. A discussão específica sobre educação segue em linha convergente, apontando as vantagens dos métodos mistos para a discussão sobre a consolidação dos sistemas educacionais e, principalmente, sobre a relação unidade escolar/sistema-rede de ensino. No primeiro momento, sintetizam-se os argumentos teóricos que sublinham os métodos mistos como um caminho eficaz para a pesquisa sociológica. Na sequência, analisa-se um conjunto de dados sobre a relação escola/sistema-rede de ensino na cidade do Rio de Janeiro, todos produzidos em uma pesquisa colaborativa, construída com base em métodos mistos, realizada no âmbito de um laboratório que agrega sociólogos, antropólogos e educadores. Daí a proposição de que pesquisas colaborativas permitem que as expertises de profissionais de diferentes áreas trabalhem com foco em questões comuns, desenvolvendo, com o máximo de refinamento, abordagens metodológicas inerentes a cada especialidade e, simultaneamente, mesclando-as para a ampliação do conhecimento sobre o objeto analisado

Biografia do Autor

Rodrigo Rosistolato, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ

Doutor em ciências humanas (antropologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ.

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Publicado

2021-12-17

Como Citar

Rosistolato, R. (2021). Os métodos mistos na análise sociológica da educação e a relativização das fronteiras entre micro e macro. Perspectiva, 39(4), 1–18. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e72139

Edição

Seção

A Polifonia da Sociologia da Educação Hoje: entre a atualidade dos clássicos e dos contemporâneos