Da atualidade de Durkheim para a sociologia da educação
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e73081Resumo
O artigo discute em que medida Durkheim continua relevante para o debate contemporâneo na área de sociologia da educação. Na primeira parte, produz-se uma análise mais geral sobre algumas das principais proposições e conceitos da sociologia durkheimiana. Na segunda parte, reflete-se mais diretamente sobre a contribuição do autor para a área de educação. Duas dimensões são destacadas. A primeira diz respeito às concepções do autor sobre justiça social e sobre o papel que o sistema escolar pode ter como instrumento de construção de uma sociedade mais justa. A segunda se refere às relações que Durkheim estabelece entre educação e moral. O artigo conclui que os posicionamentos de Durkheim em relação a esses dois temas ainda podem enriquecer muito o debate na área de sociologia da educação.
Referências
ARENDT, Hannah. A crise na educação. In: ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1988. p. 221-247.
BOURDIEU, Pierre. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2003. p. 39-64.
CARDI, François, PLANTIER, Joelle (ed.). Durkheim, sociologue de l’éducation. Paris, L’Harmattan, 1993.
DAVIS, Kingsley; MOORE, Wilbert. Alguns princípios de estratificação. In: BERTELLI, Antônio Roberto; PALMEIRA, Moacir G. S.; VELHO, Otávio Guilherme C. A. (org.). Estrutura de classes e estratificação social. Rio de Janeiro: Zahar, 1969. p. 114-132.
DUBET, François. O que é uma escola justa? Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 123, p. 539-555, 2004. Disponível em: https://bit.ly/31Z8DEU. Acesso em: 20 nov. 2021.
DUBET, François. Sociologia da Experiência. Lisboa: Instituto Piaget, 1994.
DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. São Paulo: Abril Cultural, 1973. (Coleção Os Pensadores, v. XXXIII).
DURKHEIM, Émile. O dualismo da natureza humana e as suas condições sociais. In: DURKHEIM, Émile. A ciência social e a ação. Lisboa: Bertrand, 1975. p. 289-303.
DURKHEIM, Émile. Lições de Sociologia: a moral, o direito e o Estado. São Paulo: EdUSP, 1983.
DURKHEIM, Émile. A divisão do trabalho social. 3. ed. Lisboa: Editorial Presença, 1989. v. 1.
DURKHEIM, Émile. A divisão do trabalho social. 3. ed. Lisboa: Editorial Presença, 1991. v. 2.
DURKHEIM, Émile. A evolução pedagógica na França. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
DURKHEIM, Émile. O ensino da moral na escola primária. São Paulo: Cebrap, 2007.
DURKHEIM, Émile. A educação moral. Petrópolis: Vozes, 2008.
DURKHEIM, Émile. Sociologia e filosofia. São Paulo: Edipro, 2015.
DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2017a.
DURKHEIM, Émile. O individualismo e os intelectuais. São Paulo: EdUSP, 2017b.
FILLOUX, Jean-Claude. Durkheim et l’éducation. Paris: Press universitaires de France, 1993.
GIDDENS, Anthony. Autoridade moral e educação. In: GIDDENS, Anthony. As ideias de Durkheim. São Paulo: Editora Cultrix, 1978. p 46-58.
GOMES, Cândido Alberto. A educação em perspectiva sociológica. São Paulo: EPU, 1994.
LAHIRE, Bernard. O homem plural: os determinantes da ação. Petrópolis: Vozes, 2002.
MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. Campinas: Alínea, 2017.
NOGUEIRA, Maria Alice. A sociologia da educação do final dos anos 60/início dos anos 70: o nascimento do paradigma da reprodução. Em aberto, Brasília, v. 9, n. 46, p. 49-56, 1990. Disponível em: https://bit.ly/3GGKySl. Acesso em: 20 nov. 2021.
PETITAT, André. Produção da escola: produção da sociedade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
PLAISANCE, Eric. Para uma sociologia da pequena infância. Educ. Soc., Campinas, v. 25, n. 86, p. 221-241, abr. 2004. Disponível em: https://bit.ly/3IJBHRF. Acesso em: 20 nov. 2021.
TOURAINE, Alain. O retorno do actor: ensaio sobre sociologia. Lisboa: Instituto Piaget, 1984.
WEISS, Raquel. A concepção de educação de Durkheim como chave para a passagem entre positivo e normativo. In: MASSELA, Alexandre et al. (org.). Durkheim:150 anos. Belo Horizonte: Argumentum, 2009. p. 169-189.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Cláudio Marques Nogueira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.