Da atualidade de Durkheim para a sociologia da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e73081%20%20

Resumo

O artigo discute em que medida Durkheim continua relevante para o debate contemporâneo na área de sociologia da educação. Na primeira parte, produz-se uma análise mais geral sobre algumas das principais proposições e conceitos da sociologia durkheimiana. Na segunda parte, reflete-se mais diretamente sobre a contribuição do autor para a área de educação. Duas dimensões são destacadas. A primeira diz respeito às concepções do autor sobre justiça social e sobre o papel que o sistema escolar pode ter como instrumento de construção de uma sociedade mais justa. A segunda se refere às relações que Durkheim estabelece entre educação e moral. O artigo conclui que os posicionamentos de Durkheim em relação a esses dois temas ainda podem enriquecer muito o debate na área de sociologia da educação.

Biografia do Autor

Cláudio Marques Nogueira, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG

Doutor em Educação e Professor Titular de Sociologia da Educação do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação - DECAE, da Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG

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Publicado

2021-12-20

Como Citar

Nogueira, C. M. (2021). Da atualidade de Durkheim para a sociologia da educação. Perspectiva, 39(4), 1–25. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e73081

Edição

Seção

A Polifonia da Sociologia da Educação Hoje: entre a atualidade dos clássicos e dos contemporâneos