A Educação em Direitos Humanos na América Latina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e78209

Resumo

O artigo pretende realizar um diálogo intercultural entre experiências de educação em direitos humanos (EDH) na América Latina. Em primeiro lugar, apresentaremos o marco político-jurídico da EDH expressos em documentos normativos nacionais e internacionais de diferentes países da América Latina, com o fim de defender que os Estados têm a responsabilidade de implementar a EDH, independente de governos e posições políticas provisórias. Em seguida, os documentos orientadores de EDH serão interpretados desde uma lente nacional que oriente uma estratégia de promoção e proteção dos direitos humanos, caso contrário não serviria para ampliar os direitos das maiorias, respeitando as diversidades (religiosa, racial, étnica, sexual, dentre outras), assim como estaria excluindo grupos mais atingidos de alcançar seu pleno desenvolvimento humano. Sendo assim, uma educação de qualidade deve garantir o desenvolvimento de diversas competências e habilidades, já que a EDH proporciona a aprendizagem de uma competência intercultural e, para isso, faz-se necessário respeitar alguns elementos inerentes da EDH. Por último, se destacarão convergências e divergências entre as políticas e ações de EDH em diferentes países da América Latina (Argentina, Brasil, Chile e Uruguai), a fim de auxiliar na construção de parâmetros e standards mínimos para a EDH na região.

Biografia do Autor

Fernanda Brandão Lapa, Universidade da Região de Joinville no Brasil, Univille

Coordenadora do Comitê de Educação em Direitos Humanos e da Clínica de Direitos Humanos da Universidade da Região de Joinville no Brasil (UNIVILLE). Titular da Cátedra UNESCO de Educação para a Cidadania e Direitos Humanos da UNIVILLE. Diretora Executiva do Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos.

Fernando Alberto Willat Koch, Escola Nacional de Administração Pública do Uruguai

Professor e Coordenador Acadêmico do Curso “El enfoque de derechos humanos nas políticas públicas” da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência e da Escola Nacional de Administração Pública do Uruguai. Membro da Comissão Nacional para a Educação em Direitos Humanos. Integrante do Grupo interdisciplinar de Educação em Direitos Humanos da Universidade da República. Foi professor da FLACSO-Uruguai e do Curso Internacional de Políticas Públicas em Direitos Humanos do Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos (IPPDH) do Mercosul. Foi coordenador do capítulo Uruguai da Plataforma Interamericana de Direitos Humanos, Democracia e Desenvolvimento.

Isabel Plaza Lizama, Universidade Acadêmica de Humanismo Cristiano no Chile, UAHC

Professora Investigadora da Faculdade de Pedagogia da Universidade Acadêmica de Humanismo Cristiano no Chile (UAHC) nas áreas associadas a Direitos Humanos, Educação em Direitos Humanos, Gênero e Diversidade. Integrante da Cátedra UNESCO de Educação em Direitos Humanos desde 2014 e coordenadora do Observatório de Educação em Direitos Humanos desde 2017. Professora da Cátedra básica DDHH, Género e Interculturalidade no Programa de Pedagogía em Educação Básica.

Matias Pascual Penhos, Universidade Nacional de Quilmes na Argentina, UNQ

Professor Pesquisador na Universidade Nacional de Quilmes na Argentina (UNQ), onde coordena projetos de extensão e voluntários, como Modelo Nações Unidas (MUN). Desde 2014 participa de sucessivas pesquisas sobre conteúdos, metodologias e práticas de educação em direitos humanos em escolas e em universidades públicas. Integra redes de educação em direitos humanos a nível nacional e internacional, como a Rede Inter-universitaria de Direitos Humanos (CIN). Dissertação de Mestrado sobre ocente Investigador.

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Publicado

2021-06-28

Como Citar

Lapa, F. B., Alberto Willat Koch, F., Plaza Lizama, I., & Pascual Penhos, M. (2021). A Educação em Direitos Humanos na América Latina. Perspectiva, 39(3), 1–26. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e78209

Edição

Seção

Dossiê Educação, Direitos Humanos e Ética Hacker