Saberes didáticos em ação: desafios atuais
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e85306Palavras-chave:
Didática, Contextos didáticos, Formação didática dos professoresResumo
A didática constituirá sempre um campo instável em que se procura um equilíbrio entre os vértices do triângulo clássico: o professor – o(s) aluno (s) que aprende(m) – a matéria ou disciplina a ensinar /aprender. Os tempos atuais são marcados por desafios enormes colocados à didática, em que avulta o trânsito massivo do ensino presencial para o ensino online, por imposição da pandemia COVID 19. Mas questionamentos mais antigos persistem, também eles merecedores de resposta. O objetivo central do presente artigo é o de examinar criticamente as implicações didáticas de dois documentos que, em Portugal, orientam os processos de ensino – aprendizagem na educação básica e no ensino secundário: o Perfil do Aluno à saída da escolaridade obrigatória de 12 anos e as Aprendizagens Essenciais a realizar ao longo desse período. O Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, em desenvolvimento desde 2017, consagra os princípios orientadores da ação das escolas, dos professores e dos alunos para a consecução do referido perfil e das aprendizagens a ele associadas. Adotando uma perspetiva crítica sobre o campo da didática, pretende-se mapear aquelas variáveis de contexto que mais poderão contribuir para o sucesso / insucesso do projeto. Os dados obtidos são interpretados com contributos da investigação em didática, da teoria curricular, da sociologia, da psicologia da aprendizagem, bem como do conhecimento científico sobre formação de professores. A metodologia utilizada é a da análise documental e a da análise de conteúdo. O resultado é um ensaio que poderá propiciar a reflexão acerca da inovação didática.
Referências
AQUINO, Renata. Usabilidade é a chave para aprendizado em EAD. Fundação Universia - Coluna Atualidades. ALARCÃO, Isabel. Percursos da Didática. Aveiro: UA Editora, 2020.
ALARCÃO, Isabel; COSTA, Nilza; SÁ, Helena Araújo e. The role ofsubjetdidacticsin teachereducation: the case oftheDepartmentofDidacticsandEducational Technologies attheUniversityof Aveiro, Portugal. In: TNTEE (Org.) Didaktik / Fachdidaktikas the Science(s) of the Teaching Profession? Umeá: TNTEE Editorial Office, 1999.p. 227-235.
ALVAREZ DE ZAYAS, Carlos M. Didactica general la escuelaen la vida. La Habana: Pueblo y Educación, 1997.
CAMILLONI, Alicia R.W.de. La formación docente encuestión: política y pedagógica. Buenos Aires: Paidós, 1994.
COMENIUS, Johann A. Didactica Magna. Tradução de Joaquim Ferreira Gomes. Lisboa: Fundação C. Gulbenkian, 6ª edição, 2015, pp.45.
DELORS, Jacques et al. Educação, Um Tesouro a Descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Lisboa: UNESCO/Edições ASA, 1996.
ESTEVES, Manuela. Construção e desenvolvimento de competências profissionais dos professores. Sísifo, n.8, p. 37-48, jan./abr. 2008. Disonível em: http://sisifo.ie.ulisboa.pt/index.php/sisifo/article/view/132. Acesso em: 23 jun. 2022.
GIMENO SACRISTÁN, José; PEREZ GÓMEZ, André. La enseñanza: su teoria y su prática. Madrid: Akal, 1989.
JONNAERT, Philippe. Compétencesetsocioconstructivisme – un cadrethéorique. Bruxelas: De Boeck, 2002.
KANSANEN, Pertti; MERI, Matti.The didactic relation in theteaching-studying-learning process. In: TNTEE (Org.) Didaktik / Fachdidaktikas the Science(s) of theTeaching Profession? Umeá: TNTEE Editorial Office, 1999. p. 107-116.
PLA LÓPEZ, Ramón Vidal et al. (Orgs.). Una concepción de la pedagogia como ciência. La Habana: Pueblo y Educación, 2010.
PORTUGAL, Ministério da Educação. Despacho nº 6478/2017, de 26 de Jullho de 2017. Perfil do Aluno à saída da Escolaridade Obrigatória. Diário da República, 2017. Disponível em: https://dre.pt/dre/detalhe/despacho/6478-2017-107752620. Acesso em: 23 jun. 2022.
MISHRA, Punya; KOEHLER, MatthewJ. Technological pedagogical content knowledge: a framework for teacherknowledge. Teachers College Record, v. 108, n. 6, p.1017-1054, jun. 2006. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/220041541_Technological_Pedagogical_Content_Knowledge_A_Framework_for_Teacher_Knowledge. Acesso em: 23 jun. 2022.
MALLART NAVARRA, Juan. Didáctica: Concepto, objeto y finalidades. Madrid: UNED, 2001.
MEDINA RIVILLA, Antonio; SALVADOR MATOS, Francisco (Orgs.). Didáctica General. Madrid: Pearson Education, 2001.
SHULMAN, Lee. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, v. 57, p. 1-21, fev. 1987. Disponível em: https://people.ucsc.edu/~ktellez/shulman.pdf. Acesso em: 23 jun. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Maria Manuela Franco Esteves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.