Migrações e educação: crianças indígenas Warao em Roraima
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e86459Palavras-chave:
Crianças Warao, Migração infantil, EducaçãoResumo
A migração infantil é um fenômeno crescente na contemporaneidade. Desde 2015, ocorre uma intensificação do fluxo de migrações venezuelanas para o Brasil, sobretudo na cidade fronteiriça de Pacaraima, no Estado de Roraima. A crise política, econômica e social, agravada com a escassez de alimentos e medicamentos no país de origem, é fator preponderante para este movimento migratório. O objetivo deste artigo é compreender e analisar as condições de vida impostas às crianças Warao e seu acesso à educação. Destacam-se as crianças Warao que migraram para o norte do Brasil e encontravam-se fora da escola. Diante disso, inaugurou-se um Centro de Atendimento Infantil no âmbito da Diocese de Roraima, em uma área urbana, no município de Pacaraima. A escola investigada foi fundada no início de 2019 e recebia crianças com idade entre 4 e 11 anos. O espaço revelou-se de grande importância para crianças Warao, além de contribuir para o processo de aprendizagem da língua portuguesa e alfabetização. O corpo docente da escola é composto por professores da Rede Municipal de Educação de Pacaraima e educadores Warao. As crianças que frequentavam a escola viviam em um abrigo para a população indígena Warao, denominado Janokoida. Essa experiência ocorreu em abril de 2019, e os dados foram registrados em um diário de campo. As análises buscam compreender a diversidade étnica e cultural inscritas no cotidiano da comunidade e da escola. Evidencia-se o acesso à educação como um direito humano a ser garantido a todas as crianças, independentemente de sua condição migratória ou etnia.
Referências
ALTO COMISSARIADO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA REFUGIADOS. Missing out: Refugee Education in Crisis. Athene: ACNUR, set. 2016. Disponível em: https://www.unhcr.org/57d9d01d0. Acesso em: 20 dez. 2021.
ALTO COMISSARIADO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA REFUGIADOS. Nota informativa para municípios sobre chegadas espontâneas de população venezuelana, incluindo indígenas. Brasília: ACNUR, 2019.
ALTO COMISSARIADO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA REFUGIADOS. Relatório de Atividades para Populações indígenas – 3ª Edição. [S. l.]: ACNUR, 2020. Disponível em: https://www.acnur.org/portugues/wp-content/uploads/2020/10/200819_ACNUR_Indigenas__Julho.pdf. Acesso em: 17 dez. 2021.
ALTO COMISSARIADO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA REFUGIADOS. Global Trends: Forced displacement in 2020. [S. l.]: ACNUR, 2021. Disponível em: https://www.unhcr.org/flagship-reports/globaltrends/. Acesso em: 21 fev. 2022.
BAENINGER, Rosana; SILVA, João Carlos Jarochinski. Migrações Venezuelanas. Campinas: Unicamp, 2018.
BAUMAN, Zygmunt. Estranhos à nossa porta. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2017.
BHABHA, Jacqueline. Child Migration and Human Rights in a Global Age. Princeton: Princeton University Press, 2014.
BRASIL (Constituição [1988]). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Diário Oficial da União: Brasília, DF, Seção 1, p. 1, 5 out. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 7 jun. 2019.
BRIGS, Charles L. Disroderly dialogues in ritual impositions of order: the role of metapragmatics in warao dispute mediation. Antrophological Linguistcs, Bloomington, vol. 30, n. 3/4, p. 448-491, 1988. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/30028134. Acesso em: 20 mar. 2023.
DONATO, Richard. Sociocultural contributions to understanding the foreign and second language classroom. In: LANTOLF, J. (ed.). Sociocultural theory and second language learning. Hong Kong: Oxford University Press, 2001. p. 27-50.
FUNDO INTERNACIONAL DE EMERGÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA. Educação brasileira em 2022: a voz de adolescentes. [S. l.]: Ipec, 2022. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/media/20186/file/educacao-em-2022_a-voz-de-adolescentes.pdf. Acesso em: 20 mar. 2023.
FUNDO INTERNACIONAL DE EMERGÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA. A child is a child: Protecting children on the move from violence, abuse and exploitation. [S. l.]: Unicef, 2017. Disponível em: https://reliefweb.int/report/world/child-child-protecting-children-move-violence-abuse-and-exploitation. Acesso em: 20 mar. 2023.
GARCÍA-CASTRO, Alvaro A.; HEINEN, H. Dieter. Las Cuatro Culturas Warao. Tierra Firme: Revista arbitrada de Historia y Ciencias Sociales, Caracas, n. 71, jul./sep. 2000. Disponível em: https://www.academia.edu/1535050/Las_Cuatro_Culturas_Warao. Acesso em: 20 mar. 2023.
GRAJZER, Deborah; CHAVES, João F. C. Crianças venezuelanas em trânsito: a atuação da Defensoria Pública da União em Pacaraima. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE MIGRAÇÕES, 7. 2019, São Paulo. Anais [...]. Rio de Janeiro: ABEP, 2019. p. 1-10. Disponível em: http://www.abep.org.br/publicacoes/index.php/anais/article/viewFile/3488/3346. Acesso em: 16 dez. 2021.
JUBILUT, Liliana Lyra; MADUREIRA, André de Lima. Os desafios de proteção aos refugiados e migrantes forçados no marco de Cartagena + 30. REMHU: Rev. Interdiscip. Mobil. Hum., Brasília, v. 22, n. 43, p. 11-33, dez. 2014. Disponível em: https://remhu.csem.org.br/index.php/remhu/article/view/467/382. Acesso em: 17 dez. 2021.
NÚMERO de refugiados e migrantes da Venezuela no mundo atinge 3,4 milhões. ACNUR Brasil, [S. l.]. 2019. Disponível em: https://www.acnur.org/portugues/2019/02/25/numero-de-refugiados-e-migrantes-da-venezuela-no-mundo-atinge-34-milhoes/. Acesso em: 20 mar. 2023.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Convenção Relativa ao Estatuto dos Refugiados (1951). Série Tratados da ONU, [S. l.]. v. 189, n. 2545, p. 37, 1954. Disponível em: https://www.acnur.org/fileadmin/Documentos/portugues/BDL/Convencao_relativa_ao_Estatuto_dos_Refugiados.pdf? Acesso em: 10 mar. 2023.
QUINTERO, Juliana; SPINDLER, William. Number of refugees and migrants from Venezuela reaches three million. IOM, 11 ago. 2018. Disponível em: https://www.iom.int/news/number-refugees-and-migrants-venezuela-reaches-three-million-0. Acesso em: 02 fev. 2022.
VIGOTSKI, Liev Semionovitch. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
VIGOTSKI, Liev Semionovitch. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
VIGOTSKI, Liev Semionovitch. Psicologia pedagógica. Tradução de Claudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Deborah Esther Grajzer, Luciane Maria Schlindwein

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.