Migrações e educação: crianças indígenas Warao em Roraima

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e86459

Palavras-chave:

Crianças Warao, Migração infantil, Educação

Resumo

A migração infantil é um fenômeno crescente na contemporaneidade. Desde 2015, ocorre uma intensificação do fluxo de migrações venezuelanas para o Brasil, sobretudo na cidade fronteiriça de Pacaraima, no Estado de Roraima. A crise política, econômica e social, agravada com a escassez de alimentos e medicamentos no país de origem, é fator preponderante para este movimento migratório. O objetivo deste artigo é compreender e analisar as condições de vida impostas às crianças Warao e seu acesso à educação. Destacam-se as crianças Warao que migraram para o norte do Brasil e encontravam-se fora da escola. Diante disso, inaugurou-se um Centro de Atendimento Infantil no âmbito da Diocese de Roraima, em uma área urbana, no município de Pacaraima. A escola investigada foi fundada no início de 2019 e recebia crianças com idade entre 4 e 11 anos. O espaço revelou-se de grande importância para crianças Warao, além de contribuir para o processo de aprendizagem da língua portuguesa e alfabetização. O corpo docente da escola é composto por professores da Rede Municipal de Educação de Pacaraima e educadores Warao. As crianças que frequentavam a escola viviam em um abrigo para a população indígena Warao, denominado Janokoida. Essa experiência ocorreu em abril de 2019, e os dados foram registrados em um diário de campo. As análises buscam compreender a diversidade étnica e cultural inscritas no cotidiano da comunidade e da escola. Evidencia-se o acesso à educação como um direito humano a ser garantido a todas as crianças, independentemente de sua condição migratória ou etnia.

Biografia do Autor

Deborah Esther Grajzer, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

Doutoranda e Mestre em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bolsista CNPq. Possui Pós-graduação lato sensu em Filosofia e Direitos Humanos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Graduada em Relações Internacionais e Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa Formação de Professores, Escola, Cultura e Arte (NUPEDOC/UFSC), do Núcleo de Estudos Jurídicos e Sociais da Criança e do Adolescente (NEJUSCA/UFSC) e do Grupo Direitos Humanos e Vulnerabilidades (UNISANTOS). Realiza pesquisas nas áreas da Educação, Infância, Direitos Humanos, Direito da Criança e do Adolescente, Migração e Refúgio.

Luciane Maria Schlindwein, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

Realizou estágio pós-doutoral na Faculdade de Educação da UNICAMP, entre os anos de 2017 e 2018, com bolsa concedida pelo CNPq. É graduada em Pedagogia (1985), possui mestrado (1994) e doutorado (1999) em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atuou na coordenação do PPGE/UFSC entre 2012 e 2016. É professora concursada no Departamento de Metodologia de Ensino, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina e atua no Curso Pedagogia e no PPGE/UFSC, na Linha de Pesquisa Educação e Infância. É orientadora de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

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Publicado

2023-11-21

Como Citar

Grajzer, D. E., & Schlindwein, L. M. . (2023). Migrações e educação: crianças indígenas Warao em Roraima. Perspectiva, 41(2). https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e86459

Edição

Seção

A Cruzada das Crianças