Migrações e educação: crianças indígenas Warao em Roraima
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e86459Parole chiave:
Crianças Warao, Migração infantil, EducaçãoAbstract
A migração infantil é um fenômeno crescente na contemporaneidade. Desde 2015, ocorre uma intensificação do fluxo de migrações venezuelanas para o Brasil, sobretudo na cidade fronteiriça de Pacaraima, no Estado de Roraima. A crise política, econômica e social, agravada com a escassez de alimentos e medicamentos no país de origem, é fator preponderante para este movimento migratório. O objetivo deste artigo é compreender e analisar as condições de vida impostas às crianças Warao e seu acesso à educação. Destacam-se as crianças Warao que migraram para o norte do Brasil e encontravam-se fora da escola. Diante disso, inaugurou-se um Centro de Atendimento Infantil no âmbito da Diocese de Roraima, em uma área urbana, no município de Pacaraima. A escola investigada foi fundada no início de 2019 e recebia crianças com idade entre 4 e 11 anos. O espaço revelou-se de grande importância para crianças Warao, além de contribuir para o processo de aprendizagem da língua portuguesa e alfabetização. O corpo docente da escola é composto por professores da Rede Municipal de Educação de Pacaraima e educadores Warao. As crianças que frequentavam a escola viviam em um abrigo para a população indígena Warao, denominado Janokoida. Essa experiência ocorreu em abril de 2019, e os dados foram registrados em um diário de campo. As análises buscam compreender a diversidade étnica e cultural inscritas no cotidiano da comunidade e da escola. Evidencia-se o acesso à educação como um direito humano a ser garantido a todas as crianças, independentemente de sua condição migratória ou etnia.
Riferimenti bibliografici
ALTO COMISSARIADO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA REFUGIADOS. Missing out: Refugee Education in Crisis. Athene: ACNUR, set. 2016. Disponível em: https://www.unhcr.org/57d9d01d0. Acesso em: 20 dez. 2021.
ALTO COMISSARIADO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA REFUGIADOS. Nota informativa para municípios sobre chegadas espontâneas de população venezuelana, incluindo indígenas. Brasília: ACNUR, 2019.
ALTO COMISSARIADO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA REFUGIADOS. Relatório de Atividades para Populações indígenas – 3ª Edição. [S. l.]: ACNUR, 2020. Disponível em: https://www.acnur.org/portugues/wp-content/uploads/2020/10/200819_ACNUR_Indigenas__Julho.pdf. Acesso em: 17 dez. 2021.
ALTO COMISSARIADO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA REFUGIADOS. Global Trends: Forced displacement in 2020. [S. l.]: ACNUR, 2021. Disponível em: https://www.unhcr.org/flagship-reports/globaltrends/. Acesso em: 21 fev. 2022.
BAENINGER, Rosana; SILVA, João Carlos Jarochinski. Migrações Venezuelanas. Campinas: Unicamp, 2018.
BAUMAN, Zygmunt. Estranhos à nossa porta. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2017.
BHABHA, Jacqueline. Child Migration and Human Rights in a Global Age. Princeton: Princeton University Press, 2014.
BRASIL (Constituição [1988]). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Diário Oficial da União: Brasília, DF, Seção 1, p. 1, 5 out. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 7 jun. 2019.
BRIGS, Charles L. Disroderly dialogues in ritual impositions of order: the role of metapragmatics in warao dispute mediation. Antrophological Linguistcs, Bloomington, vol. 30, n. 3/4, p. 448-491, 1988. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/30028134. Acesso em: 20 mar. 2023.
DONATO, Richard. Sociocultural contributions to understanding the foreign and second language classroom. In: LANTOLF, J. (ed.). Sociocultural theory and second language learning. Hong Kong: Oxford University Press, 2001. p. 27-50.
FUNDO INTERNACIONAL DE EMERGÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA. Educação brasileira em 2022: a voz de adolescentes. [S. l.]: Ipec, 2022. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/media/20186/file/educacao-em-2022_a-voz-de-adolescentes.pdf. Acesso em: 20 mar. 2023.
FUNDO INTERNACIONAL DE EMERGÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA. A child is a child: Protecting children on the move from violence, abuse and exploitation. [S. l.]: Unicef, 2017. Disponível em: https://reliefweb.int/report/world/child-child-protecting-children-move-violence-abuse-and-exploitation. Acesso em: 20 mar. 2023.
GARCÍA-CASTRO, Alvaro A.; HEINEN, H. Dieter. Las Cuatro Culturas Warao. Tierra Firme: Revista arbitrada de Historia y Ciencias Sociales, Caracas, n. 71, jul./sep. 2000. Disponível em: https://www.academia.edu/1535050/Las_Cuatro_Culturas_Warao. Acesso em: 20 mar. 2023.
GRAJZER, Deborah; CHAVES, João F. C. Crianças venezuelanas em trânsito: a atuação da Defensoria Pública da União em Pacaraima. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE MIGRAÇÕES, 7. 2019, São Paulo. Anais [...]. Rio de Janeiro: ABEP, 2019. p. 1-10. Disponível em: http://www.abep.org.br/publicacoes/index.php/anais/article/viewFile/3488/3346. Acesso em: 16 dez. 2021.
JUBILUT, Liliana Lyra; MADUREIRA, André de Lima. Os desafios de proteção aos refugiados e migrantes forçados no marco de Cartagena + 30. REMHU: Rev. Interdiscip. Mobil. Hum., Brasília, v. 22, n. 43, p. 11-33, dez. 2014. Disponível em: https://remhu.csem.org.br/index.php/remhu/article/view/467/382. Acesso em: 17 dez. 2021.
NÚMERO de refugiados e migrantes da Venezuela no mundo atinge 3,4 milhões. ACNUR Brasil, [S. l.]. 2019. Disponível em: https://www.acnur.org/portugues/2019/02/25/numero-de-refugiados-e-migrantes-da-venezuela-no-mundo-atinge-34-milhoes/. Acesso em: 20 mar. 2023.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Convenção Relativa ao Estatuto dos Refugiados (1951). Série Tratados da ONU, [S. l.]. v. 189, n. 2545, p. 37, 1954. Disponível em: https://www.acnur.org/fileadmin/Documentos/portugues/BDL/Convencao_relativa_ao_Estatuto_dos_Refugiados.pdf? Acesso em: 10 mar. 2023.
QUINTERO, Juliana; SPINDLER, William. Number of refugees and migrants from Venezuela reaches three million. IOM, 11 ago. 2018. Disponível em: https://www.iom.int/news/number-refugees-and-migrants-venezuela-reaches-three-million-0. Acesso em: 02 fev. 2022.
VIGOTSKI, Liev Semionovitch. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
VIGOTSKI, Liev Semionovitch. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
VIGOTSKI, Liev Semionovitch. Psicologia pedagógica. Tradução de Claudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 2003.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Deborah Esther Grajzer, Luciane Maria Schlindwein
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.