Identidade, diferença e poder: narrativas escolares sobre estudantes de “sucesso ou insucesso”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e86460

Palavras-chave:

Cultura Escolar, Sucesso Escolar, Insucesso Escolar

Resumo

Investigar a educação escolar de crianças de anos iniciais, matriculadas em escolas públicas, em tempos em que vislumbramos ora defesas, ora críticas às instituições educacionais contemporâneas é refletir as novas formas de ensinar e aprender em uma sociedade desigual. O estudo objetiva compreender como os professores de anos iniciais do Ensino Fundamental, atuantes em escola pública, concebem e narram os estudantes considerados exemplos de sucesso ou de insucesso. A investigação, numa perspectiva pós-estruturalista, adotou entrevistas narrativas, direcionadas a docentes de anos iniciais, gravadas, transcritas e examinadas pela perspectiva da análise do discurso, com referenciais foucaultianos. As reflexões propiciadas por Foucault e seus seguidores compõem a fundamentação teórica, evidenciando noções como subjetivação e poder. O estudo permite concluir que os professores, frequentemente, adotam estereótipos ao caracterizar o que consideram estudantes de sucesso ou de insucesso. Os discursos legais, midiáticos, educacionais, pedagógicos, enaltecem a escola inclusiva e a educação para todos. Mas, as narrativas evidenciam a crença de que o trabalho docente é exitoso, predominantemente, quando a criança segue as normas escolares e a família é “estruturada” e presente na escola, desconsiderando as desigualdades sociais e os desafios da sociedade/família contemporânea. A diferença na escola causa estranhamentos docentes, uma vez que a expectativa predominantemente é da identidade, a partir de tempos e espaços iguais para todos, e currículos padronizados.

Biografia do Autor

Ivanete Maria Weber, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Mestra em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó  (Unochapecó), em 2019.  Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade de Amparo- São Paulo, (1999), Especialista em Educação à distância pela Educon (1999), Especialista em Gestão Escolar pela UFSC (2008), e Especialista em docência na Educação Superior, pelo Senac (2015).  Graduada em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1996), e Bacharel em Serviço Social pela UNITINS (2010). Com experiência na área de Educação, como gestora do Ensino fundamental,  regência dos anos iniciais e atuando como analista pedagógica do ensino superior no Senac. Integrante do grupo de Pesquisa Diversidades, educação inclusiva e práticas educativas.

Tania Mara Zancanaro Pieczkowski Pieczkowski, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF); Graduada em Pedagogia, especialista em Educação Especial e em Docência na Educação Superior pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ); Diretora de Ensino na Unochapecó no período de 2009 a 2016.  Professora, pesquisadora e, atualmente, coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Educação (Unochapecó); integrante da Linha de Pesquisa Diversidade, interculturalidade e educação inclusiva; líder do Grupo de pesquisa Diversidades, educação inclusiva e práticas educativas (Unochapecó); integrante dos grupos de pesquisa Ensino e Formação de professores (Unochapecó); e Práticas Educativas e GEPE- Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial e Inclusão (UFSM). Autora e organizadora de livros, autora de capítulos de livros e de artigos científicos publicados em periódicos Qualis Capes.

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Publicado

2023-08-18

Como Citar

Weber, I. M. ., & Pieczkowski, T. M. Z. P. (2023). Identidade, diferença e poder: narrativas escolares sobre estudantes de “sucesso ou insucesso”. Perspectiva, 41(2), 1–19. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e86460

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua