Da educação infantil ao ensino fundamental: a transição escolar na percepção de professores de educação física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e86949

Palavras-chave:

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Física

Resumo

Este estudo, de abordagem qualitativa e caráter descritivo, analisa a transição da Educação Infantil ao Ensino Fundamental na percepção de professores de Educação Física, atuantes na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/SC. Durante a coleta de dados, aplicou-se uma entrevista semiestruturada com dez professores da área, e para a sua categorização, fez-se uso dos indicativos do método da Análise de Conteúdo. Os resultados do estudo revelaram algumas similaridades e especificidades na dinâmica cotidiana da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. No tocante aos planejamentos, verificou-se a existência de elementos que se aproximam entre si, como a cultura corporal de movimento, os recursos materiais e as estratégias metodológicas. Por outro lado, na percepção dos professores, há elementos que se distanciam, como a ênfase no brincar, a organização didática e a avaliação. Observou-se um notável engajamento dos professores de Educação Física com o processo de transição, não obstante os desafios vividos na prática pedagógica. A modo de conclusão, constata-se que esses desafios requerem um olhar cada vez mais diligente por parte dos professores e da equipe pedagógica das unidades educativas, assim como exigem uma maior atenção acerca da formação inicial e continuada em Educação Física.

 

Biografia do Autor

Larissa Bittencourt Quintino, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. SC, Brasil

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Ana Flávia Backes, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. SC, Brasil

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutoranda em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Giovana Rastelli, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. SC, Brasil

Mestra em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Fabiane Castilho Teixeira Breschiliare, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. SC, Brasil

Doutora em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação Associado UEM-UEL. Professora na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

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Publicado

2023-08-31

Como Citar

Quintino, L. B., Backes, A. F., Rastelli, G., & Breschiliare, F. C. T. . (2023). Da educação infantil ao ensino fundamental: a transição escolar na percepção de professores de educação física. Perspectiva, 41(1), 1–20. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e86949