Reflexões sobre a presença da Educação Física na primeira etapa da educação básica

Autores

  • Juliano Silveira Labomídia/UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n45p13

Resumo

O presente ensaio tem como objetivo refletir sobre alguns aspectos referentes à inserção, legitimidade e prática pedagógica da Educação Física na esfera da educação de zero a cinco anos. As discussões são desenvolvidas levando em consideração elementos que contribuam para o processo de reflexão sobre as possibilidades de colaboração da área para a qualificação das práticas pedagógicas no âmbito da educação infantil. Para tal, são apresentados alguns elementos que possam justificar a relevância das intervenções a partir do olhar, da formação e dos conhecimentos específicos da Educação Física. Também são apresentados alguns subsídios teórico metodológicos específicos sobre a intervenção da Educação Física na educação infantil.

Biografia do Autor

Juliano Silveira, Labomídia/UFSC

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Professor da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Santa Catarina, Brasil.

 juliano_silveira@yahoo.com.br

Rua Milton Luis da Silva, 443. Centro. Palhoça, SC. 88131-470.

Tel. (48) 99426031

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Publicado

2015-09-14

Como Citar

SILVEIRA, Juliano. Reflexões sobre a presença da Educação Física na primeira etapa da educação básica. Motrivivência, Florianópolis, v. 27, n. 45, p. 13–27, 2015. DOI: 10.5007/2175-8042.2015v27n45p13. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2015v27n45p13. Acesso em: 2 abr. 2025.