DESENVOLVIMENTO HUMANO, CO-RESPONSABILIDADE SOCIAL E EDUCAÇÃO NO CAPITALISMO: investigando o programa “Educação pelo Esporte” do Instituto Ayrton Senna

Autores

  • Juliano Silveira

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Palavras-chave:

Desenvolvimento humano, Esporte, Educação, Instituto Ayrton Senna

Resumo

O objetivo central dessa pesquisa é investigar e refletir sobre os pressupostos político-pedagógicos que permeiam o esporte na esfera do Programa Educação pelo Esporte do Instituto Ayrton Senna. Trata-se de uma pesquisa exploratória de caráter qualitativa, concretizada na combinação entre pesquisa bibliográfica e análise documental. A síntese das discussões realizadas destaca a presença de dois principais pressupostos: o desenvolvimento humano e a co-responsabilidade social. Também é possível afirmar que se trata de uma proposta muito bem fundamentada, embora a mesma seja permeada por uma grande contradição entre uma proposta de educação e desenvolvimento humano neoliberais e um esporte de cunho humanista.

Biografia do Autor

Juliano Silveira

possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e mestrado em Educacao Fisica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física escolar. Seus principais temas de pesquisa são: Educação Física escolar, Esporte e lazer e trabalho, políticas públicas de esporte e lazer, ONGs e esporte.

Downloads

Publicado

2008-03-14

Edição

Seção

Cientifique-se