Constituição de uma equipe multiprofissional como possibilidade de atuação crítica em psicologia escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e91896

Palavras-chave:

Psicologia escolar crítica, Equipe multiprofissional, Análise institucional

Resumo

A atuação profissional em psicologia escolar no Brasil orienta-se principalmente pela formação acadêmica e pelo documento Referências Técnicas para a Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica, elaborado pelo CFP em 2013 e atualizado em 2019. O documento tem como objetivo basilar, ética e politicamente, a prática profissional das psicólogas nos espaços escolares, visto que, historicamente, a inserção da psicologia como profissão no campo da educação privilegiou a abordagem clínico-terapêutica. Por considerar que o acesso às referências não garante percursos profissionais criativos, autônomos, não medicalizantes, buscou-se cartografar o processo de constituição de uma equipe multiprofissional, atuante em uma rede municipal de educação no estado de Santa Catarina, Brasil, da qual a pesquisadora faz parte. O estudo foi desenvolvido a partir da metodologia da pesquisa-intervenção e reflexões orientadas pela Análise Institucional. Utilizou-se como ferramentas a entrevista de manejo cartográfico por considerá-las um instrumento potente para o acompanhamento de processos e possibilitar o acesso às experiências compartilhadas. Concluiu-se que o processo de constituição de uma equipe é contínuo, pois, na medida em que se institui, há de se manter instituinte. Do mesmo modo, necessitará de processos constantes de reflexão conjunta, para o surgimento de novos processos de subjetivação e, consequentemente, de novas estratégias de atuação/intervenção.

Biografia do Autor

Maria Alice de Carvalho Echevarrieta, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil (2017). Mestra em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pelo programa de Mestrado Profissional do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil, e psicóloga da Secretaria Municipal de Educação de Araquari. 

Denise Cord, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Psicologia educacional e escolar  pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

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Publicado

2025-09-09

Como Citar

Echevarrieta, M. A. de C., & Cord, D. (2025). Constituição de uma equipe multiprofissional como possibilidade de atuação crítica em psicologia escolar. Perspectiva, 43(1), 1–19. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e91896

Edição

Seção

Dossiê Medicalização da educação ontem e hoje: entre continuidade e rupturas