Constituição de uma equipe multiprofissional como possibilidade de atuação crítica em psicologia escolar
DOI :
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e91896Mots-clés :
Psicologia escolar crítica, Equipe multiprofissional, Análise institucionalRésumé
A atuação profissional em psicologia escolar no Brasil orienta-se principalmente pela formação acadêmica e pelo documento Referências Técnicas para a Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica, elaborado pelo CFP em 2013 e atualizado em 2019. O documento tem como objetivo basilar, ética e politicamente, a prática profissional das psicólogas nos espaços escolares, visto que, historicamente, a inserção da psicologia como profissão no campo da educação privilegiou a abordagem clínico-terapêutica. Por considerar que o acesso às referências não garante percursos profissionais criativos, autônomos, não medicalizantes, buscou-se cartografar o processo de constituição de uma equipe multiprofissional, atuante em uma rede municipal de educação no estado de Santa Catarina, Brasil, da qual a pesquisadora faz parte. O estudo foi desenvolvido a partir da metodologia da pesquisa-intervenção e reflexões orientadas pela Análise Institucional. Utilizou-se como ferramentas a entrevista de manejo cartográfico por considerá-las um instrumento potente para o acompanhamento de processos e possibilitar o acesso às experiências compartilhadas. Concluiu-se que o processo de constituição de uma equipe é contínuo, pois, na medida em que se institui, há de se manter instituinte. Do mesmo modo, necessitará de processos constantes de reflexão conjunta, para o surgimento de novos processos de subjetivação e, consequentemente, de novas estratégias de atuação/intervenção.
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