Interlocutores privilegiados no atendimento de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação: a linguagem em foco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e92045

Palavras-chave:

Altas Habilidades/Superdotação, Acessibilidade, Linguagem, Interação

Resumo

O estudo da relação entre as Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) e a linguagem é o foco deste artigo, que tem por objetivo compreender a relação entre a qualificação do atendimento aos estudantes com AH/SD e a interação com interlocutor(es) privilegiado(s). As pessoas com AH/SD são consideradas como tal a partir da identificação de três traços: habilidade acima da média, envolvimento com a tarefa e criatividade. Sobre a metodologia da pesquisa, afirma-se que esta teve cunho qualitativo, caráter exploratório e o instrumento para coleta de dados foi a entrevista semiestruturada, realizada com 24 estudantes com AH/SD. Os dados coletados foram apreciados com base na Análise de Conteúdo, por meio de duas categorias: Aprendizagem dos estudantes com AH/SD e Interlocutores privilegiados. Como principal resultado tem-se que a maioria dos estudantes participantes reconhecem a importância dos interlocutores privilegiados, que são os professores que participam do seu atendimento em Programas de Enriquecimento Extraescolar. Essas pessoas conseguem compreender e favorecer as linguagens pelas quais os participantes expressam o seu potencial. Destaca-se como conclusão, a forma como os interlocutor(es) privilegiado(s) se relacionam e interagem com os estudantes com AH/SD, que se configura uma estratégia para a constituição da acessibilidade educacional dos participantes da pesquisa.

Biografia do Autor

Renata Gomes Camargo, Centro de Ciências da Educação/ Universidade Federal de Santa Catarina

Professora de Educação Especial do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC.Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria-UFSM. 

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Publicado

2023-10-10

Como Citar

Camargo, R. G. (2023). Interlocutores privilegiados no atendimento de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação: a linguagem em foco. Perspectiva, 41(3). https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e92045

Edição

Seção

Dossiê Altas habilidades/superdotação: pesquisas e práticas pedagógicas