Interlocutores privilegiados no atendimento de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação: a linguagem em foco
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e92045Palavras-chave:
Altas Habilidades/Superdotação, Acessibilidade, Linguagem, InteraçãoResumo
O estudo da relação entre as Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) e a linguagem é o foco deste artigo, que tem por objetivo compreender a relação entre a qualificação do atendimento aos estudantes com AH/SD e a interação com interlocutor(es) privilegiado(s). As pessoas com AH/SD são consideradas como tal a partir da identificação de três traços: habilidade acima da média, envolvimento com a tarefa e criatividade. Sobre a metodologia da pesquisa, afirma-se que esta teve cunho qualitativo, caráter exploratório e o instrumento para coleta de dados foi a entrevista semiestruturada, realizada com 24 estudantes com AH/SD. Os dados coletados foram apreciados com base na Análise de Conteúdo, por meio de duas categorias: Aprendizagem dos estudantes com AH/SD e Interlocutores privilegiados. Como principal resultado tem-se que a maioria dos estudantes participantes reconhecem a importância dos interlocutores privilegiados, que são os professores que participam do seu atendimento em Programas de Enriquecimento Extraescolar. Essas pessoas conseguem compreender e favorecer as linguagens pelas quais os participantes expressam o seu potencial. Destaca-se como conclusão, a forma como os interlocutor(es) privilegiado(s) se relacionam e interagem com os estudantes com AH/SD, que se configura uma estratégia para a constituição da acessibilidade educacional dos participantes da pesquisa.
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