A análise de textos na formação de professores de português como língua estrangeira: uma proposta interacionista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e92213

Palavras-chave:

Análise de textos, Formação docente, Interacionismo Sociodiscursivo

Resumo

Este artigo propõe refletir sobre a análise de textos na formação de professores/as de português como língua estrangeira (PLE). Esta reflexão está situada em uma prática desenvolvida na Universidad Nacional de Rosario (UNR, Argentina), no âmbito da Licenciatura em Português, e visa discutir um aspecto central da formação linguística de professores/as de PLE: o saber (e o saber-fazer) sobre os textos enquanto objetos fundamentais da tarefa docente. Além disso, e como consequência desta problematização, se apresenta uma proposta de intervenção implementada em uma disciplina dessa Licenciatura, denominada “Compreensão de textos em português”. Em termos teóricos e epistemológicos, esta discussão – e a proposta didática vinculada a ela – está situada no quadro do Interacionismo Sociodiscursivo. O artigo começa definindo o que se pode entender por “texto” e por “análise de textos”. Depois, situa a problemática no caso particular da formação de professores de português. Finalmente, mostra uma proposta de intervenção didática para abordar a análise textual na formação docente e um possível percurso de análise de textos.

Referências

ADAM, J. M. Plano de texto. In: CHARAUDEAU, P.; MAINGUENEAU, D. Dicionário da Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2004.

ANDRADE E SILVA, M. K. Autenticidade de materiais e ensino de línguas estrangeiras. São Paulo: Pandaemonium, v. 20, n.31, p.1-29, 2017.

BEAUGRANDE, R.; DRESSLER, W. Introducción a la lingüística del texto. Barcelona: Ariel, 1997.

BRONCKART, J-P. Atividade de linguagem, textos e discursos. Por um interacionismo sócio-discursivo. São Paulo: Educ, 1999.

BRONCKART, J-P. Genres de textes, types de discours et « degrés » de langue. Hommage à François Rastier. In Texto! vol. XIII, 1. Disponível em http://www.revue-texto.net/docannexe/file/86/bronckart_rastier.pdf, 2008.

BRONCKART, J-P. Les genres de textes et leur contribution au développement psychologique. Langages, 153, 2004.

CONTE, M. E. La linguistica testuale. Milano: Campi del sapere/Feltrinelli, 1989.

DOLZ, J.; GAGNON, R.; MOSQUERA, S. La didáctica de las lenguas: una disciplina en proceso de construcción. Didáctica. Lengua y Literatura, vol. 21, 2009.

DOLZ-MESTRE, J., GAGNON, R. O gênero de texto, uma ferramenta didática para desenvolver a linguagem oral e escrita. In: L. BUENO & T. da COSTA-HÜBES C. Gêneros Orais no Ensino. Campinas: Mercado de Letras, , p. 23-56, 2015.

KOCH, I. V. Linguística textual: retrospecto e perspectivas. In: BRAIT, B. (Org.). Estudos enunciativos no Brasil: histórias e perspectivas. Campinas: Pontes, p.71-86, 2001.

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo, Brasil: Cortez, 2001.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo, Brasil: Parábola, 2008.

MARQUES, M. L. B. e M. Os bordões do português falado contemporâneo: Análise de dois exemplos: “não é” e “pá”. Dissertação (Mestrado em Linguística Portuguesa). Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, Lisboa, 1993.

MIRANDA, F. As dimensões interlinguística e intercultural em livros didáticos de português para hispanofalantes. In VASCONCELOS, S. I.C. C. de (Org.) Práticas pedagógicas e material didático no ensino de português como língua não materna. São Carlos: Pedro & João Editores, p. 161-175, 2019.

MIRANDA, F. Os textos no ensino de português língua estrangeira: teorias e práticas. EntreLínguas, 1(2), 291-310, 2015.

MIRANDA, F. Los géneros: una perspectiva interaccionista. In: SHIRO, M..; CHARAUDEAU, P.; GRANATO, L. (eds.). Los géneros discursivos desde múltiples perspectivas: teorías y análisis. Madrid/Frankfurt: Iberoamericana / Vervuert, 2012.

MIRANDA, F. Textos e géneros em diálogo. Uma abordagem linguística da intertextualização. Lisboa: FCG-FCT, 2010.

SCHMIDT, S. J. Lingüística e Teoria de Texto. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1978.

VOLOSHINOV, V. El marxismo y la filosofía del lenguaje. Buenos Aires: Godot, 2009.

WIDDOWSON, H. G. Teaching Language as Communication. Oxford: Oxford University Press, 1978.

Downloads

Publicado

2023-12-04

Como Citar

Miranda, F. (2023). A análise de textos na formação de professores de português como língua estrangeira: uma proposta interacionista. Perspectiva, 41(4), 1–21. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e92213

Edição

Seção

Dossiê Espaços de formação para professores de línguas