Linguagens estéticas em práticas decoloniais: experiência e iniciação à docência em espanhol

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e92835

Palavras-chave:

Decolonialidade, Linguagens estéticas, Espanhol

Resumo

Neste artigo, apresentaremos os resultados do projeto ‘Miradas otras y decolonialidad en el PIBID: arte, museos y español’, desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto espanhol, da Universidade Federal de Sergipe. O Projeto surgiu em meio à pandemia de COVID-19, o que fez com que as atividades ocorressem de forma remota, sendo necessária a adaptação ao ambiente virtual, modificando e ressignificando as práticas de uso das linguagens. Nesse contexto, trabalhamos a partir de museus virtuais interativos, realizando integração transdisciplinar entre as artes, a história, a geografia, as ciências sociais e a língua espanhola, além de integrar as tecnologias digitais da informação e da comunicação ao ambiente escolar. Tal projeto partiu dos pressupostos epistemológicos da Linguística Aplicada, em diálogo com a pedagogia decolonial, buscando desenvolver uma educação linguística intercultural. A abordagem metodológica seguida é qualitativo-interpretativa e o corpus de investigação foi gerado a partir de um questionário aplicado com graduandas/os que participaram do PIBID. Como resultados, evidenciamos a promoção de experiências no processo de iniciação à docência, que contribuem para o desenvolvimento crítico, cultural e profissional das/os graduandas/os, e a problematização dos museus como espaços que podem construir novas narrativas e contribuir para uma estética decolonial, vislumbrando também suas possibilidades na educação linguística em espanhol em contexto latino-americano.

Biografia do Autor

Doris Cristina Vicente da Silva Matos, Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil

Professora Associada do Departamento de Letras Estrangeiras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil, na Linha de Pesquisa em Linguística Aplicada. Doutora em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Líder do Grupo de Pesquisa DInterLin: Diálogos Interculturais e Linguísticos.

 

Antônio Carlos Silva Júnior, Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe

Professor de língua espanhola do Colégio de Aplicação (CODAP) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutorando do Programa de Pós-graduação em Língua e Cultura (PPGLinC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Letras (Estudos Linguísticos) pela UFS, especialista em Língua Espanhola pela Faculdade Pio Décimo – Sergipe e graduado em Letras Espanhol pela UFS. Foi Redator Formador de Currículo e Gestão de Língua Espanhola no PROBNCC – Etapa Ensino Médio de Sergipe e integra os Grupos de Pesquisa PROELE: Formação de professores de espanhol em contexto latino-americano (UFBA), DInterLin – Diálogos Interculturais e Linguísticos (UFS) e GPEA: Grupo de Pesquisa em Práticas Educativas e Aprendizagens na Educação Básica (CODAP/UFS).

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Publicado

2023-08-24

Como Citar

Matos, D. C. V. da S., & Silva Júnior, A. C. (2023). Linguagens estéticas em práticas decoloniais: experiência e iniciação à docência em espanhol . Perspectiva, 41(1). https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e92835

Edição

Seção

Um Olhar Crítico para a Educação de Línguas Adicionais: Possibilidades Pedagógicas e Formativas