Panorama das Ações Afirmativas no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina: entre conflitos e conquistas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e93359

Palavras-chave:

Ações Afirmativas, Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

As Ações Afirmativas (AA) são um conjunto de políticas, ações e estratégias destinadas a reparar desigualdades reproduzidas aos grupos historicamente discriminados por raça, gênero, deficiências, etnia, classe, etc. Após 20 anos da primeira iniciativa de AA no Ensino Superior, estas vão se consolidando como política de Estado, em consonância direta com as reivindicações de Movimentos Sociais Negros. Neste contexto, este trabalho tem por objetivo apresentar um panorama sobre a política de AA na Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC), apresentando um breve histórico da implementação e de seus conflitos. Para a realização do estudo, optou-se pela leitura e análise dos editais de seleção, das atas de reuniões de colegiado e dos dados de inscrições, elencando critérios como público-alvo da reserva de vagas, presença de bancas de validação, notas de corte definidas para vagas reservadas e de ampla concorrência, oferta e prioridade de bolsas e demais políticas de permanência ao público atendido pelas AA. Os resultados apontam que o processo de implementação da política de AA é permeado por tensões, disputas e negociações que se explicitam na cultura acadêmica a partir das definições epistemológicas, das relações sócio-raciais e do racismo estrutural. Destacamos, ainda, a queda do número de estudantes autodeclaradas/os negras/os em relação aos anos anteriores à política, em consequência do agrupamento de pretas/os e pardas/os não mais somente como categoria de pertencimento racial, mas também como reivindicação do direito ao acesso pela reserva de vagas.

Biografia do Autor

Jéssica Lins de Souza Fernandes, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, SC, Brasil. Bolsista CAPES-DS. Pesquisadora do Grupo Alteritas - Diferença, Arte e Educação.

Eduarda Souza Gaudio, Prefeitura Municipal de Florianópolis

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, SC, Brasil. Integrante do Grupo Alteritas.

Joana Célia dos Passos, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Departamento de Estudos Especializados em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, SC, Brasil. Vice-reitora da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, SC, Brasil. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, SC, Brasil. Pesquisadora do Grupo Alteritas.

Referências

BRASIL. Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Brasília: MEC, 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 11 ago. 2023.

BRASIL. Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Lei n. 11.645, de 10 março de 2008. Altera a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Brasília: MEC, 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em: 11 ago. 2023.

CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - CONSU. Resolução n. 196/2002. Estabelece e aprova o sistema de quotas para população afrodescendente, oriunda de escolas públicas, no preenchimento de vagas relativas aos cursos de graduação e pós-graduação e dá outras providências. Salvador (BA), 25 de julho de 2002. Disponível em: http://redeacaoafirmativa.ceao.ufba.br/uploads/uneb_resolucao_2002_196_1.pdf. Acesso em: 24 ago. 2023.

CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - CUN. Resolução Normativa n. 008/CUN/2007. Cria o “Programa de Ações Afirmativas” da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 10 de julho de 2007. Disponível em: http://www.vestibular2010.ufsc.br/sisu/resolucao_acoes_afirmativas.pdf. Acesso em: 24 ago. 2023.

CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – CUN. Resolução Normativa n. 145/2020/CUN. Dispõe sobre a Política de Ações Afirmativas para negros(as) (pretos e pardos), indígenas, pessoas com deficiência e outras categorias de vulnerabilidade social nos cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 27 de outubro de 2020. Disponível em: https://novaprpg.paginas.ufsc.br/files/2019/07/RN_145_2020_CUN__Acoes_Afirmativas_assinado.pdf. Acesso em: 24 ago. 2023.

FERNANDES, Jéssica Lins de Souza. GAUDIO, Eduarda Souza. PASSOS, Joana Célia.

Ações Afirmativas no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de

Santa Catarina: Antes e depois da obrigatoriedade. In: Congresso de Pesquisadores(as)

Negros(as) da Região Sul (V COPENE Sul). Criciúma, 2021.

FRANKENBERG, Ruth. White women, race matters: The social construction of whiteness. U of Minnesota Press, 1993.

FRANKENBERG, Ruth. Race, sex and Intimacy I: Mapping a discourse. Minneapolis: University of Minnesota, 1999.

FRANKENBERG, Ruth. A miragem de uma branquidade não-marcada. Branquidade: identidade branca e multiculturalismo. Rio de Janeiro: Garamond, p. 307-338, 2004.

GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC. Portaria Normativa n. 13/2016. Dispõe sobre a indução de Ações Afirmativas na Pós-Graduação, e dá outras providências, Brasília (DF), 11 de maio de 2016. Disponível em: http://ufsb.edu.br/wp-content/uploads/2016/08/Portaria-Normativa-n%C2%BA-13-de-11-de-maio-de-2016.pdf. Acesso em: 24 ago. 2023.

MUNANGA, Kabengele; GOMES, Nilma Lino. O negro no Brasil de hoje. São Paulo: Global, 2006.

OSÓRIO, Rafael Guerreiro. O sistema classificatório de “cor ou raça” do IBGE. Brasília: IPEA, 2003. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/2958/1/TD_996.pdf. Acesso em: 10 mar. 2023.

PASSOS, Joana Célia; CRUZ, Tânia Mara; MWEWA, Christian Muleka. Acesso e Educação Superior no ambito das ações afirmativas. In: António Teodoro; José Beltrán. (Org.). Sumando voces: ensayos sobre educación superior en términos de igualdad e inclusión social. 1ed. Buenos Aires, Argentina: Miño Y Dávila, 2014, v. 001, p. 203-214.

PASSOS, Joana Célia; SANTOS, Pamela Cristina dos. As ações afirmativas na UFSC: breve histórico. Boletim Abiodum, Florianópolis, v. 17, p. 4-7, 02 dez. 2021. Disponível em: https://petpedagogiaufsc.paginas.ufsc.br/files/2017/12/Abiodum-17-2021-1.pdf. Acesso em 24 ago. 2023.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - PPGE. Ata da 307a Reunião Ordinária do Colegiado Delegado. Florianópolis (SC), 4 de dezembro de 2018. Disponível em: https://ppge.paginas.ufsc.br/files/2016/06/Ata-Dezembro-18.pdf. Acesso em: 24 ago. 2023.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - PPGE. Edital n. 02/PPGE/2019. Torna público o Edital de Seleção dos Cursos de Mestrado e de Doutorado em Educação, com ingresso respectivamente em 2019.2 e 2020.1. Florianópolis (SC), 2019. Disponível em: https://ppge.ufsc.br/files/2019/02/EDITAL-PPGE-2019-2020-2.pdf. Acesso em: 24 ago. 2023.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - PPGE. Edital n. 01/PPGE/2021. Torna público o Edital de Seleção dos Cursos de Mestrado e de Doutorado em Educação, com ingresso respectivamente em 2021/2 (M) e 2022/1(D). Florianópolis (SC), 23 de março de 2021. Disponível em: https://ppge.paginas.ufsc.br/files/2021/03/EDITAL-N-01.PPGE_.2021_FINALMESMO.pdf. Acesso em: 24 ago. 2023.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - PPGE. Edital n. 03/PPGE/2022. Torna público o Edital de Seleção dos Cursos de Mestrado e de Doutorado em Educação, com ingresso respectivamente em 2022/2 (M) e 2023/1(D). Florianópolis (SC), 24 de março de 2022. Disponível em: https://ppge.paginas.ufsc.br/files/2022/03/EDITAL-N-03.PPGE_2022_v1_Versao-aprovada-Colegiado-PPGE.pdf. Acesso em: 24 ago. 2023.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC. Portaria n. 195/GR/2006. Designa Comissão a fim de sistematizar e apresentar Proposta Preliminar de Política de Ampliação de Oportunidades de Acesso Socioeconômico e Diversidade Étnico-racial, visando ingresso na UFSC, através de Processo Vestibular. Florianópolis (SC), 3 de abril de 2006.

VENTURINI, Anna Carolina. Políticas de inclusão na pós-graduação: os bastidores e o histórico da edição da portaria normativa 13/2016. Novos estudos CEBRAP, v. 40, n. 2, p. 261-279, mai-ago 2021. https://doi.org/10.25091/10.25091/S01013300202100020005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/nec/a/TDWD3B6Kdc3ykmb4jK5hFVz/. Acesso em: 24 ago. 2023.

VENTURINI, Anna Carolina; FERES JÚNIOR, João. Política de Ação Afirmativa na pós-graduação: o caso das universidades públicas. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 50, n. 177, p. 882-909, jul. 2020. https://doi.org/10.1590/198053147491. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/dyyLjXzMKQCwnbz4DwZCGdK/. Acesso em: 24 ago. 2023.

Downloads

Publicado

2024-09-23

Como Citar

Lins de Souza Fernandes, J., Souza Gaudio, E., & dos Passos, J. C. (2024). Panorama das Ações Afirmativas no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina: entre conflitos e conquistas. Perspectiva, 42(3), 1–22. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e93359

Edição

Seção

Dossiê Relações Étnico-Raciais e Ações Afirmativas na América Latina e Caribe