A rede de políticas do grupo aliança no Brasil e a incorporação do modelo de “seleção técnica” do setor privado em gestões educacionais brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e93844

Palavras-chave:

Parcerias público privadas, Gerencialismo, Redes de Políticas

Resumo

Este texto tem por objetivo analisar a atuação e expansão do grupo Aliança para Lideranças de Impacto no Setor Público e no Terceiro Setor no Brasil, a partir do entrelaçamento de atores institucionais que configuram sua rede de políticas e dos processos de pré-seleção técnica para gestores educacionais das Secretarias Estaduais de Educação de diversos estados brasileiros. Para tanto, são apresentadas as instituições/fundações que iniciaram o grupo Aliança, bem como sua reconfiguração quando o mesmo passa a se denominar Vamos. Também apresentamos as parcerias em torno do grupo e dados sobre as pré-seleções que são realizadas. O estudo conta com a análise dos documentos, materiais e redes de políticas e utiliza o suporte teórico analítico de Evangelista e Shiroma (2019, 2014), Harvey (2011), Robertson; Verger (2012), Clarke e Newman (2012), Ball (2020), dentre outros. Após o mapeamento da rede e sua respectiva análise, conclui-se que a composição gradativa e estratégica das parcerias em torno da Aliança opera reforçando a própria expansão da rede, de modo a promover a lógica do setor privado nos espaços públicos. Essa lógica impulsiona um modelo gerencialista de pré-seleção técnica nos estados que, inicialmente, é protagonizado pela Aliança e, posteriormente, passa a ser realizado pelos próprios governos estaduais, à medida em que esses são “capacitados” pelo grupo e incorporam sua lógica de gestão.

 

Biografia do Autor

Magda de Abreu Vicente, Furg

Professora da FURG; É Doutora em Educação na área de História e Filosofia da Educação. É Mestre em História e Filosofia da Educação na Universidade Federal de Pelotas onde foi bolsista CNPQ; Está atuando principalmente nos temas de Políticas Públicas educacionais com ênfase em Gestão educacional, História e Filosofia da Educação. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Furg e Líder do grupo de pesquisa GEHPolíticas.

Marisel Valério Porto, UFCSPA

Possui graduação em Letras Habilitação em Português e Inglês pela Universidade Federal de Pelotas (2003), Especialização em Literatura Comparada (UFPEL, 2008) e Mestrado em Letras (UFPEL, 2013). Atua como Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. É membro do grupo de pesquisa Redes de políticas: onde atuam e quem são os sujeitos do grupo A Aliança (FURG) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gestão, História e Políticas Educacionais -GEHPolíticas.

Felipe Trentin Demiranda, FURG

Graduando em História Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, atualmente cursando o 7º semestre. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Gestão, História e Políticas Educacionais (GEHPoíticas). Foi bolsista de Iniciação Científica entre setembro de 2021 e setembro de 2022, no projeto "Redes de políticas: onde atuam e quem são os sujeitos do grupo A Aliança", reunindo e analisando material que se convertem hoje em publicações e participação em eventos. Tem como foco de pesquisa atual a área de Políticas Públicas da Educação.

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Publicado

2023-08-18

Como Citar

Abreu Vicente, M. de, Valério Porto, M., & Trentin Demiranda, F. . (2023). A rede de políticas do grupo aliança no Brasil e a incorporação do modelo de “seleção técnica” do setor privado em gestões educacionais brasileiras. Perspectiva, 41(2), 1–22. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e93844

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua