A rede de políticas do grupo aliança no Brasil e a incorporação do modelo de “seleção técnica” do setor privado em gestões educacionais brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e93844Palavras-chave:
Parcerias público privadas, Gerencialismo, Redes de PolíticasResumo
Este texto tem por objetivo analisar a atuação e expansão do grupo Aliança para Lideranças de Impacto no Setor Público e no Terceiro Setor no Brasil, a partir do entrelaçamento de atores institucionais que configuram sua rede de políticas e dos processos de pré-seleção técnica para gestores educacionais das Secretarias Estaduais de Educação de diversos estados brasileiros. Para tanto, são apresentadas as instituições/fundações que iniciaram o grupo Aliança, bem como sua reconfiguração quando o mesmo passa a se denominar Vamos. Também apresentamos as parcerias em torno do grupo e dados sobre as pré-seleções que são realizadas. O estudo conta com a análise dos documentos, materiais e redes de políticas e utiliza o suporte teórico analítico de Evangelista e Shiroma (2019, 2014), Harvey (2011), Robertson; Verger (2012), Clarke e Newman (2012), Ball (2020), dentre outros. Após o mapeamento da rede e sua respectiva análise, conclui-se que a composição gradativa e estratégica das parcerias em torno da Aliança opera reforçando a própria expansão da rede, de modo a promover a lógica do setor privado nos espaços públicos. Essa lógica impulsiona um modelo gerencialista de pré-seleção técnica nos estados que, inicialmente, é protagonizado pela Aliança e, posteriormente, passa a ser realizado pelos próprios governos estaduais, à medida em que esses são “capacitados” pelo grupo e incorporam sua lógica de gestão.
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