O Banco Mundial revisa posições: quem há de pagar a conta?

Autores

  • Valdemar Sguissardi Universidade Metodista de Piracicaba-UNIMEP
  • Nelson Cardoso Amaral

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O Banco Mundial publicou recentemente (Março/2000) um novo documento sobre a educação superior intitulado "Higher Education in Developing Countries - Peril and Promise", que revisa posições anteriores suas relativas a essa área, entre as quais, a de que os governos dos países em desenvolvimento deveriam aplicar seus recursos preferencialmente na educação básica e afastar-se da manutenção da educação superior. Os autores analisam as recentes políticas do Banco Mundial para esse nível de ensino, os eventuais prejuízos que suas posições, agora reconhecidas como equivocadas, significaram para os países seguidores de sua orientação, como o Brasil, e perguntam: quem pagará a conta?

Biografia do Autor

Valdemar Sguissardi, Universidade Metodista de Piracicaba-UNIMEP

Licenciado em Filosofia pela UNIJUI (1966), mestrado em Science de l'Éducation - Université de PARIS X, Nanterre (1972) e doutorado em Sciences de l'Éducation - Université de Paris X, Nanterre (1976). Professor Titular aposentado da UFSCAR.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2000-01-01

Como Citar

Sguissardi, V., & Amaral, N. C. (2000). O Banco Mundial revisa posições: quem há de pagar a conta?. Perspectiva, 18(33), 65–76. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos