Rumo à universidade competitiva: na modernização conservadora a universidade perde sua face, sua alma e sua identidade histórica

Autores

  • Valdemar Sguissardi Universidade Metodista de Piracicaba-UNIMEP

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Neste artigo são identificadas teses e exigências da chamada modernização conservadora nas quais se apóiam as políticas e ações de reforma da educação superior no Brasil, assim como ocorre em outros países do centro e da periferia do capitalismo globalizado. Além da identificação dessas teses, demonstra-se mediante que mecanismos estao sendo postas em prática e com  que previsíveis consequencias para a identidade histórica da universidade. Os exemplos do Chile e da Inglaterra são ilustrativos do que pode ocorrer no Brasil se mantida a tendência de acelerada privatização do sistema de educação superior e de introdução, nas suas instituições, da lógica empresarial competitiva.

Biografia do Autor

Valdemar Sguissardi, Universidade Metodista de Piracicaba-UNIMEP

Licenciado em Filosofia pela UNIJUI (1966), mestrado em Science de l'Éducation - Université de PARIS X, Nanterre (1972) e doutorado em Sciences de l'Éducation - Université de Paris X, Nanterre (1976). Professor Titular aposentado da UFSCAR.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2002-01-01

Como Citar

Sguissardi, V. (2002). Rumo à universidade competitiva: na modernização conservadora a universidade perde sua face, sua alma e sua identidade histórica. Perspectiva, 20(2), 239–268. https://doi.org/10.5007/%x