Avaliação da percepção dos professores de escolas estaduais pertencentes à coordenadoria regional de educação de Criciúma sobre o Novo Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e94172Palavras-chave:
Educação Básica, Novo Ensino Médio, Lei n° 13.415/2017Resumo
O ensino médio é tema de recorrentes discussões, principalmente no que diz respeito a sua efetividade. No ano de 2017 foi aprovada a Lei n° 13.415, decorrente da Medida Provisória n° 746 de 2016. A nova legislação instituí à implementação de escolas em tempo integral e estabelece mudanças na estrutura do ensino médio, na pretensão de superar os problemas constantes nas escolas, sendo alguns deles: o abandono escolar, defasagem idade-série e os níveis de aprendizagem. O objetivo deste estudo foi verificar qual a percepção dos professores com relação as mudanças decorrentes da implementação do Novo Ensino Médio (NEM). A pesquisa foi realizada por meio de um questionário eletrônico via plataforma Google Forms, com professores da rede pública estadual pertencentes a Coordenadoria Regional de Educação de Criciúma. Participaram do estudo 159 professores, todos lecionavam no Ensino Médio no momento de aplicação da pesquisa e, destes, 79,2% lecionaram no Ensino Médio nos anos anteriores à 2020. A partir da análise estatística, conclui-se que os objetivos do NEM não estão se concretizando, seja por aspectos estruturais ou humanos. De acordo com a percepção dos professores, não houve melhora significativa nas questões apontadas, visto que todas as questões direcionadas ao tema, a prevalência das respostas foi a discordância com relação a melhoria após a implantação do NEM.
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