Avaliação da percepção dos professores de escolas estaduais pertencentes à coordenadoria regional de educação de Criciúma sobre o Novo Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e94172

Palavras-chave:

Educação Básica, Novo Ensino Médio, Lei n° 13.415/2017

Resumo

O ensino médio é tema de recorrentes discussões, principalmente no que diz respeito a sua efetividade. No ano de 2017 foi aprovada a Lei n° 13.415, decorrente da Medida Provisória n° 746 de 2016. A nova legislação instituí à implementação de escolas em tempo integral e estabelece mudanças na estrutura do ensino médio, na pretensão de superar os problemas constantes nas escolas, sendo alguns deles: o abandono escolar, defasagem idade-série e os níveis de aprendizagem. O objetivo deste estudo foi verificar qual a percepção dos professores com relação as mudanças decorrentes da implementação do Novo Ensino Médio (NEM). A pesquisa foi realizada por meio de um questionário eletrônico via plataforma Google Forms, com professores da rede pública estadual pertencentes a Coordenadoria Regional de Educação de Criciúma. Participaram do estudo 159 professores, todos lecionavam no Ensino Médio no momento de aplicação da pesquisa e, destes, 79,2% lecionaram no Ensino Médio nos anos anteriores à 2020. A partir da análise estatística, conclui-se que os objetivos do NEM não estão se concretizando, seja por aspectos estruturais ou humanos. De acordo com a percepção dos professores, não houve melhora significativa nas questões apontadas, visto que todas as questões direcionadas ao tema, a prevalência das respostas foi a discordância com relação a melhoria após a implantação do NEM.

Biografia do Autor

Bruna Corrêa Francisco, Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Criciúma/SC, Brasil

Especialista em Educação Matemática: Estratégias, Métodos e Tecnologias pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera (2023). Especialista em Criação de Moda pelo Senac (2021) e Graduada em Design de Moda pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2014). Membro do Grupo de Pesquisa em Métodos Quantitativos Aplicados - GPMEQ, coordenado pelo professor Dr. Kristian Madeira, na UNESC (desde 2020).

Edison Uggioni, Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Criciúma/SC, Brasil

Possui graduação em Graduação Em Ciencias Hab Matemática pela Fundação Educacional de Criciúma (1986), mestrado em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2000) e mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2009). Atualmente é professor titular da Universidade do Extremo Sul Catarinense e professor - Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Estatistica, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, base curricular, custos, qualidade e controle de qualidade. 

Kristian Madeira, Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Criciúma/SC, Brasil

É Doutor em Ciências da Saúde (2015), Mestre em Educação (2009), Especialista em Educação Matemática (2004) e Licenciado em Ciências e Matemática (2001) pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Professor e Pesquisador da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), onde atua nos cursos de Graduação, Especialização e Mestrado. Professor de Matemática no Novo Ensino Médio (NEM) da EEB Caetano Bez Batti. Reconhecido em 2021 no AD Scientific Index, sistema de aferição do potencial de pesquisadores de todo o mundo, entre os dez mil cientistas mais influentes da América Latina. Desenvolve estudos e pesquisas nas seguintes temáticas: Métodos Quantitativos Aplicados; Saúde Coletiva e Epidemiologia; Educação e Trabalho; Saúde e Trabalho.

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Publicado

2023-08-31

Como Citar

Francisco, B. C. ., Uggioni, E. ., & Madeira, K. (2023). Avaliação da percepção dos professores de escolas estaduais pertencentes à coordenadoria regional de educação de Criciúma sobre o Novo Ensino Médio . Perspectiva, 41(1), 1–18. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e94172