Autopoiese e pensamento complexo: reflexões para (re)pensar a Educação na contemporaneidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e94630

Palavras-chave:

Educação, Currículo, Formação humana

Resumo

O ensino tradicional, via formação fragmentada e especializada, não mais atende às demandas formativas na contemporaneidade, o que exige dos educadores (re)pensar a Educação e seus pressupostos formativos, (re)pensar as formas de compreender e agir no processo educativo, para, então, desvelar outras possibilidades didático/pedagógicas e formativas.  Diante disso, o presente estudo objetiva refletir sobre princípios epistemológicos da autopoiese, propostos por Maturana e Varela (1997), e sobre as bases do pensamento complexo, cunhado por Morin (2005). A partir do diálogo com esses autores, o estudo reconhece tais bases como fundamentos e possibilidades para (re)pensar a Educação. A problemática emerge do questionamento: quais pressupostos epistemológicos e formativos podem sustentar uma proposição formativa em domínios contemporâneos? Metodologicamente, o estudo é de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfico, de natureza interpretativa e reflexiva. As reflexões apontam para uma formação em que há espaço para si e para o outro, com identidades singulares, em ambientes para conversar e colaborar, respeitando a diversidade das formas vivenciais e dos saberes. Conclui-se ser urgente resgatar fundamentos de respeito e responsabilidade para com o ser, o fazer-se e o sentir-se humano; compreender que o amar e a afetividade propulsionam ações colaborativas e solidárias, assim como a diversidade de experiências formativas levam a superação da lógica fragmentária, das desigualdades e da indiferença; e que (re)pensar a Educação no viés da autopoiese e da complexidade demanda um currículo menos fragmentado e mais integrador, aberto para experiências pedagógicas de reflexões, curiosidade e criatividade priorizando uma formação para viver em convívio.

Biografia do Autor

Daniele Martini, Instituto Federal Catarinense

Mestra em Ciências no domínio da Modelagem Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2005). Doutoranda e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Docente no Instituto Federal Catarinense,  campus Concórdia.

Maiara Elis Lunkes, Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina

Mestrado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutoranda e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Professora de Matemática na rede básica estadual de ensino em Santa Catarina.

Roque Strieder, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP/SP, Brasil. Docente da Universidade do Oeste de Santa Catarina, UNOESC, SC, Brasil. Foco de estudos: Pensamento Complexo; Formação Humana; Autopoiese e Biologia do Conhecer.

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Publicado

2024-09-10

Como Citar

Martini, D., Lunkes, M. E., & Strieder, R. (2024). Autopoiese e pensamento complexo: reflexões para (re)pensar a Educação na contemporaneidade. Perspectiva, 42(1), 1–24. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e94630