Percepções de mestrandos em educação sobre a formação do professor-pesquisador
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e96540Palavras-chave:
Desenvolvimento profissional docente, Professor-pesquisador, PesquisaResumo
Este estudo foi desenvolvido no campo da formação continuada de professores, com foco no desenvolvimento do professor-pesquisador, visando compreender as percepções dos mestrandos após a imersão no conceito de professor-pesquisador e sua relevância na formação docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa aplicada, na qual os acadêmicos participaram de uma imersão teórica sobre a formação do professor-pesquisador na disciplina “Trabalho e Formação Docente” no curso de Mestrado em Educação. Para a geração de dados, utilizamos o diário de aprendizagem e a construção coletiva de duas nuvens de palavras no software Edupulses. Os dados foram tratados utilizando a técnica de análise de conteúdo e organizados em cinco categorias: (a) conceito prévio de professor-pesquisador; (b) ampliação do conceito de professor-pesquisador; (c) impacto na prática docente; (d) desafios para tornar-se professor-pesquisador; (e) interação entre escola e universidade. As percepções dos mestrandos indicam a necessidade de maior compreensão sobre os requisitos necessários para realizar uma pesquisa, pois apresentam concepções prévias muito superficiais com relação ao conceito de professor-pesquisador. No entanto, ao longo do encontro formativo, observamos que o conceito de professor-pesquisador foi se distanciando do campo empírico e tornando-se mais significativo, a ponto de os mestrandos reconhecerem a pesquisa como valiosa na prática docente, auxiliando na compreensão de problemas educacionais e práticas pedagógicas.
Referências
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso; PONTIN, Marta Maria Darsie. O diário reflexivo, avaliação e investigação didática. Revista Meta: Avaliação, v. 2, n. 4, p. 13-30, 2010. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/66. Acesso em: 02 set. 2023.
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. Formar o professor pesquisador para um novo desenvolvimento profissional docente. In: ANDRÉ, Marli (Org). Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas, Sp: Papirus, 2016. p. 17-34.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução de: Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. 4ª ed. Lisboa – Portugal: Edições70, 1977. 281 p.
BARUFFI, Mônica Maria. Formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: referentes de contribuição à educação estética a partir dos percursos formativos de três municípios do médio vale do Itajaí, SC. (Tese Doutorado em Educação) Blumenau, 2023.
DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio; ZEICHNER, Kenneth M. (Orgs.). A pesquisa na formação e no trabalho docente. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. 176 p.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 37º ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
IMBERNÓN, Francisco. Formação Docente e Profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9ª Ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LIMA, Maria Socorro Lucena; PIMENTA, Selma Garrido. Estágio e docência. Cortez Editora, 2018.
LÜDKE, Menga et al. O que conta como pesquisa? São Paulo: Cortez, 2009.
NÓVOA, António. Entre a Formação e a profissão: ensaio sobre o modo como nos tornamos professores. Currículo sem Fronteiras, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 198-208, jan./abr. 2019. Disponível em: https://bit.ly/32KXyrE. Acesso em: 24 jul. 2023.
PESCE, Marly Krüger de; ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso de. Formação do professor pesquisador na perspectiva do professor formador. Formação Docente: Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 4, n. 7, p. 39-50, 2012. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/62. Acesso em: 24 jul. 2023.
RAUSCH, Rita Buzzi.. O processo de reflexividade promovido pela pesquisa na formação inicial dos professores. 180f. 2008. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/427457. Acesso em: 24 jul. 2023.
RAUSCH, Rita Buzzi. Professor-pesquisador: concepções e práticas de mestres que atuam na educação básica. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 12, n. 37, p. 701-717, set./dez. 2012. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/de/v12n37/v12n37a05.pdf. Acesso em: 02 set. 2023.
ZEICHNER, Kenneth M. A research agenda for teacher education. 2005.
ZEICHNER, Kenneth M. et al. Para além da divisão entre professor-pesquisador e pesquisador acadêmico. Cartografias do trabalho docente. Campinas: Mercado de Letras, p. 207-236, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Aline Coêlho dos Santos, Mônica Maria Baruffi, Lucilene Simone Felippe Oliveira, Rita Buzzi Raush
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.