Percepções de mestrandos em educação sobre a formação do professor-pesquisador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e96540

Palavras-chave:

Desenvolvimento profissional docente, Professor-pesquisador, Pesquisa

Resumo

Este estudo foi desenvolvido no campo da formação continuada de professores, com foco no desenvolvimento do professor-pesquisador, visando compreender as percepções dos mestrandos após a imersão no conceito de professor-pesquisador e sua relevância na formação docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa aplicada, na qual os acadêmicos participaram de uma imersão teórica sobre a formação do professor-pesquisador na disciplina “Trabalho e Formação Docente” no curso de Mestrado em Educação. Para a geração de dados, utilizamos o diário de aprendizagem e a construção coletiva de duas nuvens de palavras no software Edupulses. Os dados foram tratados utilizando a técnica de análise de conteúdo e organizados em cinco categorias: (a) conceito prévio de professor-pesquisador; (b) ampliação do conceito de professor-pesquisador; (c) impacto na prática docente; (d) desafios para tornar-se professor-pesquisador; (e) interação entre escola e universidade. As percepções dos mestrandos indicam a necessidade de maior compreensão sobre os requisitos necessários para realizar uma pesquisa, pois apresentam concepções prévias muito superficiais com relação ao conceito de professor-pesquisador. No entanto, ao longo do encontro formativo, observamos que o conceito de professor-pesquisador foi se distanciando do campo empírico e tornando-se mais significativo, a ponto de os mestrandos reconhecerem a pesquisa como valiosa na prática docente, auxiliando na compreensão de problemas educacionais e práticas pedagógicas.

Biografia do Autor

Aline Coêlho dos Santos, Universidade Regional de Blumenau

Doutoranda em Educação, na Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB); Mestre em Tecnologias da Informação e Comunicação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuando na linha de Pesquisa referente à Tecnologias Educacionais; Pós-graduada em Auditoria e Perícia Ambiental na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC); Licenciada e bacharel em Ciências Biológicas (UNESC). Atua desde 2011 como professora de ciências e biologia na Educação Básica, com experiência em práticas laboratoriais de ensino. Atualmente é integrante dos programas de educação ambiental e comunicação social da MPB Engenharia, desenvolvendo palestras, oficinas e atuando na formação continuada de professores; Bolsista FAPESC; Produtora de conteúdo digital educativo, sendo professora youtuber no Canal Primatas Biologia.

Mônica Maria Baruffi, Universidade Regional de Blumenau

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1990), Mestrado em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2005). Doutorado em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (2023). Atualmente é Docente da Educação a Distância da Sociedade Educacional Leonardo Da Vinci - Uniasselvi. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo , Didática, Formação Continuada do Professor como também Políticas Educacionais. Palestrante na área relativa a Educação envolvendo temas como Educação Estética, Alteridade, Identidade e Formação Continuada do Professor . Pesquisadora do Grupo de Pesquisa sobre Formação de Professores e Práticas Educativas - GPFORPE do Programa Mestrado/Doutorado em Educação da Universidade Regional de Blumenau - FURB - Blumenau-SC.

Lucilene Simone Felippe Oliveira, Universidade da Região de Joinville

Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2011). Mestranda em Educação na linha de Pesquisa "Políticas Educacionais, Trabalho e Formação Docente" na Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE. Bolsista Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Integrante do GETRAFOR - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho e a Formação Docente da UNIVILLE. Especialista em "Planejamento Educacional e Docência do Ensino Superior" pela ESAB - Escola Superior Aberta do Brasil (2012), especialista em "Educação a Distância: Gestão e Tutoria" (2021) e em "Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação" (2021) pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Professora no Curso Normal em Nível Médio - Magistério na Rede Estadual de Educação na disciplina de Educação, Infância e as Teorias de Aprendizagem I e II. Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil. Realização de diversos cursos na área educacional, participação em congressos e apresentação de trabalhos, colaboradora na reelaboração da Proposta Curricular de Educação Infantil do Município de Jaraguá do Sul/SC, além de publicações de artigos em revistas científicas e capítulo de livro.

Rita Buzzi Raush, Universidade da Região de Joinville

Doutora em Educação pela Universidade de Campinas, UNICAMP, Campinas, São Paulo, Brasil. Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Cursou Pedagogia e Mestrado em Educação na FURB. Possui especialização em Alfabetização pela UNIVALI. Atuou como alfabetizadora e coordenadora pedagógica na Educação Básica na SEMED de Blumenau. Na FURB, atuou como professora e pesquisadora no Curso de Pedagogia e no PPGE; coordenou o PIBID de Pedagogia: Alfabetização e Letramento; coordenou o PPGE; e assumiu a Direção do Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras. Foi coordenadora da XIII ANPEd-Sul 2020-2021. Atualmente é aposentada e professora voluntária na FURB e lidera o Grupo de Pesquisa "Formação de professores e práticas educativas. Desde 02/2020 é professora visitante no PPGE da UNIVILLE e integra o Grupo de Pesquisa Trabalho e Formação Docente. É integrante e desde 03/2023 assumiu a coordenação da RIPEFOR - Rede Interinstitucional de Pesquisa de Formação e Práticas Docentes. É integrante e consultora do GT 8 - Formação de professores da ANPEd. Desde 2022 é bolsista produtividade em pesquisa e consultora ad hoc do CNPq. Suas pesquisas abordam o desenvolvimento profissional docente: formação inicial, inserção profissional e formação continuada de professores; bem como a coordenação pedagógica na Educação Básica.

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Publicado

2024-03-07

Como Citar

Santos, A. C. dos, Baruffi, M. M., Oliveira, L. S. F., & Raush, R. B. (2024). Percepções de mestrandos em educação sobre a formação do professor-pesquisador. Perspectiva, 42(3), 1–17. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e96540

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua