A didática desenvolvimental na formação inicial docente: por uma ética do encontro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e98289

Palavras-chave:

Didática Desenvolvimental, Obutchénie, Licenciaturas

Resumo

Este artigo objetivou reconhecer se o ensino nas licenciaturas de uma universidade federal logrou contribuições à constituição da práxis docente. Para alcançá-lo, apresentamos os sentidos produzidos por licenciandos/as acerca de sua formação inicial. Baseamo-nos na estrutura conceitual da psicologia histórico-cultural e empregamos núcleos de significação para analisar 16 entrevistas individuais com licenciandos/as dos cursos presenciais dessa instituição. As análises utilizaram as unidades da obutchénie como escopo analítico, conceito que une ensino, aprendizagem e desenvolvimento. Os sentidos atribuídos pelos/as licenciandos/as revelaram a interdependência entre teoria e prática no contexto da docência, ressaltaram a importância de transcender os fundamentos teórico-metodológicos das ciências e de aprender a planejar movimentos didáticos que efetivem a práxis. O enquadramento presencial das aulas e a mediação de professores/as formadores/as de qualidade facilitaram que os/as licenciandos/as refletissem sobre a práxis docente. Os encontros e a dinâmica didático-pedagógica das aulas potencializaram a unidade entre ensino e aprendizagem e propiciaram o desenvolvimento de docentes e discentes por meio de um processo dialético analisado a partir do conceito de obutchénie. Uma educação emancipatória e omnilateral se nutre no/do encontro, enfrentando o desafio ético-político de construir um projeto de educação que se oriente para além do capital.

Biografia do Autor

Maria Fernanda Diogo, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicóloga (PUC/SP), pedagoga (UNIP), doutora em Psicologia (UFSC), professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, coordenadora do Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional (LAPEE/UFSC) e pesquisadora do grupo do Grupo de Estudos Trabalho e Conhecimento na Educação Superior (TRACES/UFSC) e do Núcleo de Estudos do Trabalho e Constituição do Sujeito (NETCOS/UFRG). Temáticas de interesse: Educação na Perspectiva Histórico Cultural, Psicologia e Formação Docente, Educação Inclusiva.

Charles Augusto Christ, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicólogo formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq - BIPI/UFSC) durante os períodos 2020/2021 e 2021/2022. Tem experiência em psicologia do ensino e da aprendizagem, atuando principalmente com as seguintes temáticas: educação na perspectiva Histórico-Cultural, psicologia e formação docente.

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Publicado

2024-09-10

Como Citar

Diogo, M. F., & Christ, C. A. (2024). A didática desenvolvimental na formação inicial docente: por uma ética do encontro. Perspectiva, 42(1), 1–25. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e98289