A didática desenvolvimental na formação inicial docente: por uma ética do encontro
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e98289Palavras-chave:
Didática Desenvolvimental, Obutchénie, LicenciaturasResumo
Este artigo objetivou reconhecer se o ensino nas licenciaturas de uma universidade federal logrou contribuições à constituição da práxis docente. Para alcançá-lo, apresentamos os sentidos produzidos por licenciandos/as acerca de sua formação inicial. Baseamo-nos na estrutura conceitual da psicologia histórico-cultural e empregamos núcleos de significação para analisar 16 entrevistas individuais com licenciandos/as dos cursos presenciais dessa instituição. As análises utilizaram as unidades da obutchénie como escopo analítico, conceito que une ensino, aprendizagem e desenvolvimento. Os sentidos atribuídos pelos/as licenciandos/as revelaram a interdependência entre teoria e prática no contexto da docência, ressaltaram a importância de transcender os fundamentos teórico-metodológicos das ciências e de aprender a planejar movimentos didáticos que efetivem a práxis. O enquadramento presencial das aulas e a mediação de professores/as formadores/as de qualidade facilitaram que os/as licenciandos/as refletissem sobre a práxis docente. Os encontros e a dinâmica didático-pedagógica das aulas potencializaram a unidade entre ensino e aprendizagem e propiciaram o desenvolvimento de docentes e discentes por meio de um processo dialético analisado a partir do conceito de obutchénie. Uma educação emancipatória e omnilateral se nutre no/do encontro, enfrentando o desafio ético-político de construir um projeto de educação que se oriente para além do capital.
Referências
AGUIAR, Márcia Angela da Silva; DOURADO, Luiz Fernandes. BNCC e formação de professores: concepções, tensões, atores e estratégias. Revista Retratos da Escola, v. 13, n. 25, p. 33-37, 2019. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/990. Acesso em: 13 out. 2023.
AGUIAR, Wanda; OZELLA, Sérgio. Núcleos de significação como instrumento para a apreensão da constituição dos sentidos. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 26, n. 2, p. 222-245, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/QtcRbxZmsy7mDrqtSjKTYHp/?lang=pt. Acesso em: 13 out. 2023.
AGUIAR, Wanda; OZELLA, Sérgio. Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 94, n. 236, p. 299-322, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/Y7jvCHjksZMXBrNJkqq4zjP/?lang=pt. Acesso em: 13 out. 2023.
BARROS, João Paulo Pereira; PAULA, Luana Rêgo Colares de; PASCUAL, Jesus Garcia; COLAÇO, Veriana de Fátima Rodrigues; XIMENES, Verônica Morais. O conceito de “sentido” em Vygotsky: considerações epistemológicas e suas implicações para a investigação psicológica. Psicologia & Sociedade, Recife, v. 21, n. 2, p. 174-181, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/khM5xdjJcjdmJX9rDkwJrKD/?lang=pt. Acesso em: 13 out. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP n.º 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 15 nov. 2023.
CRALDE, Sabrina. Mais de 80% dos alunos de licenciatura estão em cursos a distância. Agência Brasil, Brasília, 10 out. 2023. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2023-10/mais-de-80-dos-alunos-de-licenciatura-estao-em-cursos-distancia. Acesso em: 15 nov. 2023.
DAVIDOV, Vasily Vasilovich. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico. Moscú: Editorial Progreso, 1988.
DIOGO, Maria Fernanda. “O possível dentro do impossível”: sentidos atribuídos por professores/as universitários/as relacionados ao ensino remoto emergencial. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, Uberlândia, v. 8 (Contínua), 1–26, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.14393/OBv8.e2024-8. Acesso em 30 jul.2024.
DIOGO, Maria Fernanda; CHRIST, Charles Augusto. A disciplina psicologia no currículo das licenciaturas. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 21, p. 1-23, 2023. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/curriculum/v21/1809-3876-curriculum-21-e56289.pdf. Acesso em: 14 maio 2024.
ESPINOSA, Baruch. Ética. Trad. T. Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
FRANCO, Patrícia Lopes; SOUZA, Leandro Montandon; FEROLA, Bianca de Carvalho. Princípios didáticos e movimentos para uma “Obutchénie por Unidades”. Linhas Críticas, Brasília, v. 24, p. 475-497, 2018. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19820. Acesso em: 13 out. 2023.
HOOKS, bell. Ensinando o pensamento crítico: sabedoria prática. Trad. B. Libanio. São Paulo: Elefante, 2020.
INEP – INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. EaD registra 3 milhões de ingressantes em 2022. Brasília, 10 out. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-da-educacao-superior/ead-registra-3-milhoes-de-ingressantes-em-2022. Acesso em: 15 nov. 2023.
KONDER, Leandro. O futuro da filosofia da práxis. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
LEONTIEV, Aleksei. Atividade. Consciência. Personalidade. Trad. P. Marques. Bauru: Mireveja, 2021.
LONGAREZI, Andréa Maturano. Gênese e constituição da obutchénie desenvolvimental: expressão da produção singular-particular-universal enquanto campo de tensão contraditória. Educação, Santa Maria, v. 45, n. 1, p. 1-31, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/48103. Acesso em: 15 nov. 2023.
LONGAREZI, Andréa Maturano. Formação didática de professores “em” e “para” uma abordagem desenvolvimental: um olhar a partir dos contextos soviético e brasileiro. In: PUENTES, Roberto Valdés; LONGAREZI, Andréa Maturano (org.). Enfoque histórico-cultural e aprendizagem desenvolvimental: contribuições na perspectiva do Gepedi. Goiânia: Phillos Academy, 2021a. p. 490-524.
LONGAREZI, Andréa Maturano. Obutchénie por unidades: uma concepção histórico-cultural de didática desenvolvimental. In: PUENTES, Roberto Valdés; LONGAREZI, Andréa Maturano (org.). Enfoque histórico-cultural e aprendizagem desenvolvimental: contribuições na perspectiva do Gepedi. Goiânia: Phillos Academy, 2021b. p. 383-417.
LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés. Apresentação. In: LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés (org.). Fundamentos psicológicos e didáticos do ensino desenvolvimental. Uberlândia: EDUFU, 2017. p. 7-11.
LONGAREZI, Andréa Maturano; SOUZA, Walêska Dayse Dias de. Unidades possíveis para uma obutchénie dialética e desenvolvedora. Linhas Críticas, Brasília, v. 24, p. 453-474, 2018. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19815. Acesso em: 13 out. 2023.
MARTINS, Lígia. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2015.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. Feuerbach – a oposição entre as concepções materialista e idealista. Trad. F. Müller. São Paulo: Martin Claret, 2007.
MOURA, Manuel Oriosvaldo; ARAÚJO, Elaine; SOUZA, Flávia; PANOSSIAN, Maria; MORETTI, Vanessa. A atividade orientadora de ensino como unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, Manuel Oriosvaldo (org.). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2016. p. 81-109.
PUNTEL, Angelo Henrique; TRICHES, Jocemara. Caracterização dos cursos de licenciatura da UFSC. IX Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC) [Anais eletrônicos], 2023. Disponível em: https://www.enalic.com.br/. Acesso em: 15 nov. 2023.
SALDAÑA, Paulo. Mais da metade dos alunos de licenciaturas do país estão em cursos a distância. Folha de S. Paulo, Educação, São Paulo, 23 out. 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2020/10/mais-da-metade-dos-alunos-de-licenciaturas-do-pais-estao-em-cursos-a-distancia.shtml. Acesso em: 15 nov. 2023.
SILVA, Kátia Augusta Cordeiro da. Epistemologia da práxis na formação de professores: perspectiva crítica emancipadora. Campinas: Mercado das Letras, 2018.
SILVA, Rosália de Fátima e. Compreender a “entrevista compreensiva”. Revista Educação em Questão, Natal, v. 26, n. 12, p. 31-50, 2006. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/5639/563959958002.pdf. Acesso em: 15 nov. 2023.
STETSENKO, Anna. Vygotsky’s theory of method and philosophy of practice:implications for trans/formative methodology. Educação, [S. l.], v. 39, n. 4, p. 32-41, 2016. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/24385. Acesso em: 13 out. 2023.
TENENTE, Luiza. Número de professores formados em EaD na rede privada dobra em 10 anos, chega a 60% e acende alerta no MEC. G1, Educação, 11 out. 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2023/10/11/no-de-professores-formados-em-ead-na-rede-privada-dobra-em-10-anos-chega-a-60percent-e-acende-alerta-no-mec.ghtml. Acesso em 15 nov. 2023.
TOASSA, Gisele. Um estudo sobre o conceito de sentido e a análise semântica da consciência em L. S. Vigotski. Caderno Cedes, Campinas, v. 40, n. 111, p. 176-184, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/x9LpVSgvMpCHMs9k6QjB8Ss/?lang=pt. Acesso em: 15 nov. 2023.
UFSC – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. A UFSC. Florianópolis, 2022. Disponível em: https://ufsc.br/a-ufsc/. Acesso em: 15 nov. 2023.
VIGOTSKI, Lev S. Psicologia pedagógica. Trad. C. Schilling. Porto Alegre: Artmed, 2003.
VIGOTSKI, Lev S. Teoria e método em psicologia. Trad. C. Berliner. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2004.
VIGOTSKI, Lev S. A construção do pensamento e da linguagem. Trad. P. Bezerra. 2. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.
VIGOTSKI, Lev S. História do desenvolvimento das funções mentais superiores. Trad. S. C. Afeche. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2021.
ZAGO, Nadir. A entrevista e seu processo de construção: reflexões com base na experiência prática de pesquisa. In: ZAGO, Nadir; CARVALHO, Marília P. de; VILELA, Rita Amélia (org.). Itinerários de pesquisas: perspectivas qualitativas em sociologia da educação. Rio de Janeiro: Editora DP&A, 2003. p. 287-309.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maria Fernanda Diogo, Charles Augusto Christ

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
