Práticas interdisciplinares em ciências naturais no novo ensino médio: desafios e expectativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e98823

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade escolar, Novo ensino médio, Ciências naturais

Resumo

Este artigo objetiva compreender as dificuldades, limitações e expectativas dos professores em relação à utilização de práticas interdisciplinares no Novo Ensino Médio (NEM). Para isso, foram realizadas três entrevistas semiestruturadas, com o(a) professor(a) de Química, Física e Biologia de uma escola pública. A Análise Textual Discursiva (ATD) foi a metodologia utilizada para analisar duas categorias pré-estabelecidas: Categoria 1 - Dificuldades e limitações para a interdisciplinaridade escolar e práticas interdisciplinares, e Categoria 2 - Interdisciplinaridade escolar: expectativas. Os resultados desta pesquisa revelam que os docentes enfrentam diversos desafios, desde questões com os grupos gestores até preocupações com sua formação inicial e continuada, e que possuem amplas expectativas quanto à implementação de práticas interdisciplinares. Concluímos que, especialmente no contexto do NEM, os desafios para a implementação de práticas interdisciplinares são variados e requerem um acompanhamento cuidadoso de toda a comunidade escolar, sobretudo dos grupos gestores. Além disso, destacamos que as expectativas dos docentes em relação às práticas interdisciplinares estão intrinsecamente ligadas à sua concepção do que é a interdisciplinaridade, o que nem sempre reflete uma visão correta, principalmente no que diz respeito à interdisciplinaridade escolar.

Biografia do Autor

Danilo Lopes Santos, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Doutorando em Educação – Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. Mestre em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri UFVJM, MG, Brasil. Graduação em Licenciatura Química (UFVJM). Filiação institucional: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, MG, Brasil. Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em Abordagens e Metodologias de Ensino de Ciências. Programa de Pós Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da Faculdade de Educação da UFMG (PPGE/FaE/UFMG). Temática de interesse investigativo: Interdisciplinaridade Escolar, Formação Inicial e Continuadas de Professores, Domínios do Conhecimento Científico e Alfabetização Científica.

Aline de Souza Janerine, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação "Conhecimento e Inclusão Social em Educação" da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Metre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Processos Socioeducativos e Práticas Escolares da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). Licenciada em Química pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Graduação em licenciatura em Química pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Filiação institucional: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, UFVJM, MG, Brasil.

Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em Abordagens e Metodologias de Ensino de Ciências

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (PPGECMaT) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Temática de interesse: Formação inicial e continuada de professores de Ciências; configuração identitária docente; Educação em Ciências em espaços formais e não formais; Tecnologias de Informação e Comunicação para o Ensino de Ciências.

 

Geraldo Wellington Rocha Fernandes, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa (Portugal). Metre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil, e em Ciências da Educação pela Universidade Técnica de Lisboa (Portugal) e Universidade de Poitiers (França). Graduação em licenciatura em Física pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Filiação institucional: Universidade Federal do Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em Abordagens e Metodologias de Ensino de Ciências. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (PPGECMaT) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Temática de interesse Abordagens, Metodologias e Estratégias de ensino de Ciências; Abordagens Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) e Ensino de Ciências por Investigação (ENCI); Formação de Professores de Ciências; Natureza da Ciência e da Tecnologia; Argumentação Científica; Alfabetização Científica e Tecnológica.

 

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Publicado

2025-03-11

Como Citar

Santos, D. L., Janerine, A. de S., & Fernandes, G. W. R. (2025). Práticas interdisciplinares em ciências naturais no novo ensino médio: desafios e expectativas. Perspectiva, 43(4), 01–25. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e98823

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua