Educação na cultura digital e formação continuada de professores de escolas públicas: percepções de gestores a partir da sua oferta-piloto
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e65103Abstract
Considerando o estabelecimento de uma nova dinâmica cultural contemporânea inerente ao desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação, é perceptível que a educação e a formação de professores acabam sendo impactadas pelas demandas atreladas a essa nova cultura. Dessa forma, o objetivo do presente artigo é refletir sobre os êxitos e limites da proposta do curso de especialização em educação na cultura digital, evidenciados em sua oferta-piloto, levando em consideração as percepções de seus coordenadores. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa, cujos dados foram produzidos por meio de entrevistas de caráter semiestruturado com o coordenador da oferta-piloto do curso de especialização e com a coordenadora administrativa do projeto de criação do curso. Quanto à ferramenta metodológica adotada para a interpretação dos dados produzidos em campo, a escolha recaiu sobre a análise de conteúdo. Os resultados apontam que alguns elementos centrais na perspectiva teórico metodológica do curso acabaram não se efetivando e precisariam passar por uma reformulação. O alto índice de evasão de cursistas acabou comprometendo as ambições do curso quanto a sua abrangência e metas. Assim, a oferta-piloto acabou cumprindo o seu papel ao verificar os êxitos e limites de uma proposta outrora idealizada, trazendo à tona uma avaliação visando o seu aperfeiçoamento.
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