Ensino de Ciências, Interculturalidade e Decolonialidade: possibilidades e desafios a partir da pesca com o timbó

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e66708

Abstract

O Timbó compõe a mitologia Kurâ-Bakairi. A pesca com timbó é realizada por alguns grupos indígenas com a utilização de um cipó, denominado popularmente como timbó, que, depois de “esmagado” na água, intoxica os peixes. O presente texto visa analisar como a pesca com timbó se constitui como uma temática de ensino de Ciências da Natureza em uma escola indígena Kurâ-Bakairi, a partir dos enunciados dos sujeitos sobre as práticas pedagógicas nessa realidade escolar e à luz da interculturalidade crítica e da decolonialidade no ensino. Este estudo possui como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa do tipo descritiva e com perspectiva etnográfica, sendo realizada em uma escola do povo Kurâ-Bakairi da aldeia Aturua, no município de Paranatinga - Mato Grosso. Os dados foram constituídos em duas etapas. A primeira etapa consistiu na observação, realizada em várias idas nessa aldeia, desde o ano de 2011. Na segunda, fundamental na constituição dos resultados apresentados neste artigo, os dados foram coletados por meio do diálogo entre pesquisadoras, professor de Ciências e representante da comunidade. Os dados indicam que, embora utilizem o mesmo Livro Didático das escolas não indígenas brasileiras, esses professores ressignificam esse desafio a partir das possibilidades trazidas pela seleção de conteúdos e com o diálogo com os conhecimentos ancestrais Kurâ-Bakairi. Portanto, essas práticas anunciam o encontro entre os diferentes conhecimentos, conforme defendida na perspectiva intercultural crítica. Assim, neste artigo, à luz dos efeitos da colonialidade e da defesa da decolonialidade, reflete-se sobre a utilização do livro didático, sobre Ciências e Tecnologia, e problematiza-se como a pesca com o timbó se constitui como espaço intersticial para o diálogo intercultural no ensino de Ciências e contribua com o rompimento/superação da colonialidade do saber/poder no espaço escolar dessa comunidade.

Autor/innen-Biografien

Yasmin Lima de Jesus, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA/UFS), com bolsa CAPES. Grupos de Pesquisa: GEPIADDE e NEABI. E-mail: yasminlima.9@gmail.com

Edinéia Tavares Lopes, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutora e Pós-Doutora em Educação. Profa. Associada da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e membro do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação, ambos da UFS. Grupos de Pesquisa: GEPIADDE e NEABI. E-mail: edineia.ufs@gmail.com e edineia.ufs@pq.cnpq.br.

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Veröffentlicht

2021-02-23

Zitationsvorschlag

Lima de Jesus, Y., & Tavares Lopes, E. (2021). Ensino de Ciências, Interculturalidade e Decolonialidade: possibilidades e desafios a partir da pesca com o timbó. Perspectiva, 39(2), 1–21. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e66708

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Rubrik

Dossiê Linguagem, literatura e decolonialidade: caminhos para pensar a educação em ciências