As parcerias público-privadas em educação e as redes de políticas: um estudo sobre uma consultoria em gestão escolar
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e66750Abstract
Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa acerca da contratação da Falconi Consultores de Resultado por parte da Prefeitura de um município do estado do Rio Grande do Sul para atuar na área educacional. A investigação teve como objetivo analisar os possíveis impactos da consultoria na gestão das escolas da rede. Para tanto, realizou-se a análise de documentos orientadores dessa consultoria; identificou-se a configuração da empresa contratada e suas relações com outras entidades; e conduziram-se entrevistas com gestores de escolas da rede municipal. Como estratégia de coleta de dados, optou-se pela metodologia de etnografia de rede (BALL, 2014) e para o tratamento dos dados se utilizou a abordagem de análise de conteúdo (BARDIN, 2011). As análises mostraram que a realização da consultoria está vinculada às mudanças no papel do Estado, seguindo a lógica da Nova Gestão Pública (NGP), por meio da adoção de princípios gerenciais, evidenciados pelas ações da Falconi nas escolas, voltadas para a maximização de resultados.
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