As parcerias público-privadas em educação e as redes de políticas: um estudo sobre uma consultoria em gestão escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e66750

Resumo

Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa acerca da contratação da Falconi Consultores de Resultado por parte da Prefeitura de um município do estado do Rio Grande do Sul para atuar na área educacional. A investigação teve como objetivo analisar os possíveis impactos da consultoria na gestão das escolas da rede. Para tanto, realizou-se a análise de documentos orientadores dessa consultoria; identificou-se a configuração da empresa contratada e suas relações com outras entidades; e conduziram-se entrevistas com gestores de escolas da rede municipal. Como estratégia de coleta de dados, optou-se pela metodologia de etnografia de rede (BALL, 2014) e para o tratamento dos dados se utilizou a abordagem de análise de conteúdo (BARDIN, 2011). As análises mostraram que a realização da consultoria está vinculada às mudanças no papel do Estado, seguindo a lógica da Nova Gestão Pública (NGP), por meio da adoção de princípios gerenciais, evidenciados pelas ações da Falconi nas escolas, voltadas para a maximização de resultados.

Biografia do Autor

Maria Fátima Cóssio, Universidade Federal de Pelotas

Professora Associada do Departamento de Ensino da Faculdade de Educação/UFPEL. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação. orienta Iniciação científica, Mestrado e Doutorado. É líder do Núcleo de Estudos e PesquisaS em Políticas Educacionais/NEPPE/UFPEL. Atualmente é Pró-Reitora de Ensino.

Susana Schneid Scherer, Universidade Federal de Pelotas

Professora de Educação Física do Ensino Médio da rede estadual do RS, Mestre em Educação e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas, Integrante do NEPPE/UFPEL

Daniela Oliveira Lopes, Universidade Federal do Pampa

Graduada em Letras, Línguas adicionais. Servidora Técnico-Administrativa da Universidade Federal do Pampa. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. Integrante do NEPPE/UFPEL.

Referências

AFONSO, Afonso. Estado, políticas educacionais e obsessão avaliativa. Contrapontos. Itajaí, v. 7, nº. 1, p. 11-22 ,jan/abr, 2007.

AMOS, Karin. Governança e governamentalidade: relação e relevância de dois conceitos científico-sociais proeminentes na educação comparada. Educação e Pesquisa. São Paulo, v.36, nº. especial, p. 23-38, 2010.

BALL, Stephen. Profissionalismo, Gerencialismo e Performatividade. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, v.35, nº.126, set-dez. 2005.

BALL, Stephen. Educação global S.A.: Novas redes políticas e o imaginário neoliberal. 1.ed. Ponta Grossa: UEPG, 2014.

BALL, Stephen. Política Educacional Global: reforma e lucro. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa. v. 3, p. 1-15, 2018.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

CARNEIRO, Ricardo; MENICUCCI, Telma Maria. Gestão pública no século XXI: As reformas pendentes.Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). A saúde no Brasil em 2030 - prospecção estratégica do sistema de saúde brasileiro: desenvolvimento, Estado e políticas de saúde. Rio de Janeiro: FIOCRUZ/IPEA/Ministério da Saúde, v. 1, p. 135-194,2013.

CLARKE, John; NEWMAN, Janet. Gerencialismo. Educação e Realidade. Porto Alegre, v. 37, n. 2, maio/ago, p. 353-381, 2012.

COMUNITAS. Site institucional. Disponível em: http://www.comunitas.org. Acesso em: 28 mar. 2016.

CÓSSIO, Maria de Fátima. Avaliação em larga escala e as novas formas de regulação da educação nacional. Anais…III Congresso Nacional de Avaliação Educacional(CONAVE). Bauru/SP, p.1-14, set. de 2014.

DASSO JÚNIOR, Aragon. Em busca de um modelo alternativo de administração pública: críticas à hegemonia do gerencialismo. Anais... I Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ENEPCP). Brasília/DF, p.1-24, 2015.

DOURADO, Luiz. F; OLIVEIRA, João Ferreira. A qualidade da educação: Perspectivas e desafios. Caderno Cedes. Campinas, v. 29, nº. 78, p. 201-215, maio/ago, 2009.

FALCONI, Consultores de Resultados. Site institucional. Disponível em: https://falconi.com/pt/. Acesso em: 28 mar. 2017.

FALLEIROS, Ialê; PRONKO, Marcela; OLIVEIRA, Maria Teresa. Fundamentos histórico da formação/atuação dos intelectuais da nova pedagogia da hegemonia. NEVES, Lúcia Wanderley (org.) Direita para o social e esquerda para o capital. São Paulo: Xamã, 2010p. 39-95.

FREITAS, Luiz Carlos. Qualidade Negociada: Avaliação e contra-regulação na escola pública. Educação e Sociedade. São Paulo, v.26, nº.92, p.911-933, 2005.

HARVEY, David. O enigma do capital e as crises do capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2011.

HOOD, Christopher. Racionalismo económico en la gestión pública ¿De la administración pública progresiva a la nueva administración pública? Lecturas de Gestión Pública. Madrid: Ministerio de Administraciones Públicas, p. 447-467, 1996.

MAROY, Christian. Em direção a uma regulação pós-burocrática dos sistemas de ensino na Europa? In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana.Políticas públicas e educação: regulação e conhecimento. Belo Horizonte: Fino Traço Editora, 2011, p. 19-46.

MURICI, Izabela; CHAVEZ, Neusa. 1ª ed. Gestão para resultados na educação. Nova Lima: Falconi, 2013.

REIS, Isaura. Governança e regulação da educação: perspectiva e conceitos. Educação, Sociedade e Culturas. Porto, nº.39, p. 101-118, 2013.

ROBERTSON, Susan. As implicações em justiça social da privatização nos modelos de governança da educação: um relato relacional. Educação e Sociedade. Campinas, v.34, n.124, jul/set, p. 679-703, 2013.

ROBERTSON, Susan; VERGER, Antoni. A origem das parcerias público-privadas na governança global da educação. Educação e Sociedade. Campinas, v. 33, n. 121, out/dez, p. 1133-1156, 2012.

SHIROMA, Eneida Oto. Redes de políticas públicas e governança da educação: pesquisando a convergência das políticas para docentes nas agendas para a próxima década. Relatório de pesquisa, Florianópolis, UFSC, 2016.

SHIROMA, Eneida Oto; EVANGELISTA, Olinda. Avaliação e responsabilização pelos resultados: atualizações nas formas de gestão de professores. Perspectiva. Florianópolis, v. 29, nº. 1, jan/jun, p. 127-160, 2011.

SHIROMA, Eneida Oto. Estado, capital e educação: reflexões sobre hegemonia e redes de governança. Revista Educação e Fronteiras. Dourados, v.4, nº.11, mai/ago, p. 21-38, 2014.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Cóssio, M. F., Scherer, S. S., & Lopes, D. O. (2020). As parcerias público-privadas em educação e as redes de políticas: um estudo sobre uma consultoria em gestão escolar. Perspectiva, 38(4), 1–18. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e66750