Mathematik im Abschnitt „recreio“ (Pause) der Zeitschrift O Echo, herausgegeben von Colegio Anchieta aus Porto Alegre/RS

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e70240

Abstract

Der Artikel analysiert die Ausgaben der Zeitschrift O Echo, mit Betonung auf den mathematischen Kenntnissen im Abschnitt „Recreio“, die von 1914 bis 1933 existierte. Da das Thema Teil der Geschichte des Mathematikunterrichts in Rio Grande do Sul ist, wird diese qualitative und dokumentarische Studie von der Kulturgeschichte unterstützt, um die Ausgaben der Zeitschrift, herausgegeben von Colegio Anchieta aus Porto Alegre, zu analysieren. Das Zielpublikum war die Schulgemeinschaft und die brasilianisch katholische Jugend. Die Idee war, etwas einzufügen, das alle Stimmen für das Leben der lernenden Jugendlichen durch Texte, Geschichten, Informationen und Kuriositäten mit Betonung auf moralischen und religiösen Aspekten und Bildung im Allgemeinen hervorhebt. Im Abschnitt „Recreio“ überwiegen Rätsel und Probleme. Mathematische Kenntnisse in Bezug auf Arithmetik, Geometrie und Algebra wurden beobachtet. Numerische Quadrate, einige dieser magisch, Kuriositäten im Zusammenhang mit Operationen mit natürlichen Zahlen, Probleme mit Brüchen, Gleichungen und linearen Systemen, Folgen, Möglichkeiten und logisches Denken sowie Herausforderungen mit Elementen und Eigenschaften flacher geometrischer Formen wurden gefunden. Auf diese Weise versuchten die Herausgeber der Zeitschrift O Echo, das Interesse und die Neugier der lernenden Jugendlichen in ihrer Freizeit zu wecken und zur Verbreitung der Zeitschrift und zur Ausbildung der katholischen Jugend in den Schulen beizutragen, in denen sie verbreitet wurde.

Autor/innen-Biografien

Silvio Luiz Martins Britto, Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/ Canoas/RS; Faculdades Integradas de Taquara – FACCAT/Taquara/RS.

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/Canoas/RS.

Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECIM – da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/Canoas/RS.

Professor das Faculdades Integradas de Taquara – FACCAT/Taquara/RS.

Membro do Grupo de Pesquisas sobre Formação de Professores de Matemática – GPFPMat.

Malcus Cassiano Kuhn, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado/RS.

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/Canoas/RS.

Estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECIM, na Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/Canoas/RS.

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul Câmpus Lajeado/RS.

Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul Câmpus Lajeado/RS.

Coordenador do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Educação e Saberes para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental no IFSul Câmpus Lajeado/RS.

Coordenador do Polo UAB do IFSul Câmpus Lajeado/RS.

Membro da Câmara de Ensino do IFSul.

Membro titular da Câmara de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IFSul, representando a grande área de Ciências Exatas e da Terra.

Membro titular do Conselho Editorial da Editora IFSul.

Membro do Grupo de Pesquisas sobre Formação de Professores de Matemática – GPFPMat.

Líder do Grupo de Pesquisa Estratégias de Ensino para Educação Básica e Profissional.

Arno Bayer, Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/ Canoas/RS.

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Salamanca – Espanha.

Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECIM da ULBRA/Canoas/RS.

Líder do Grupo de Pesquisas sobre Formação de Professores de Matemática – GPFPMat.

Literaturhinweise

CARVALHO, Maria Cecilia Costa e Silva. Padrões numéricos e sequências. São Paulo: Moderna, 1997.

CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.

LEITE, Luiz Osvaldo. A revista O ECHO e sua trajetória. Porto Alegre/RS, 16 mar. 2018. Estágio Pós-doutoral em Programa de Pós-Graduação. Entrevista concedida a XX.

O ECHO: revista ilustrada para a mocidade estudiosa. Typographia do Centro: Porto Alegre, 1914-1931.

O ECO: revista ilustrada para a mocidade brasileira. Tipografia do Centro: Porto Alegre, 1932-1969.

RELATÓRIO DO COLÉGIO ANCHIETA. Porto Alegre, 1914. p. 28.

SERRA, Áurea Esteves. As associações de alunos das escolas normais do Brasil e de Portugal: apropriação e representação (1906-1927). 2010. 290 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Marília, 2010.

SPOHR, I. Memórias dos 665 Jesuítas da Província do Brasil Meridional. Novembro de 1867 – novembro de 2011. Porto Alegre: Livraria e Editora Padre Reus, 2011.

VALENTE, Wagner Rodrigues. História da Educação Matemática: interrogações metodológicas. REVEMAT – Revista Eletrônica de Educação Matemática, UFSC, v. 2.2, p. 28-49, 2007.

Veröffentlicht

2021-08-10

Zitationsvorschlag

Britto, S. L. M., Kuhn, M. C., & Bayer, A. (2021). Mathematik im Abschnitt „recreio“ (Pause) der Zeitschrift O Echo, herausgegeben von Colegio Anchieta aus Porto Alegre/RS. Perspectiva, 39(2), 1–24. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e70240