A Matemática na seção recreio do periódico O Echo, editado pelo Colégio Anchieta de Porto Alegre/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e70240

Resumo

O artigo analisa as edições da revista O Echo, com ênfase para os
conhecimentos matemáticos presentes na seção recreio, existente de
1914 a 1933. Como o tema se insere na História da Educação
Matemática no Rio Grande do Sul, este estudo qualitativo e
documental se ampara na história cultural para análise das edições da
revista, editada pelo Colégio Anchieta de Porto Alegre. O público-alvo
era a comunidade escolar e a mocidade católica brasileira. A ideia
consistia em inserir algo que contemplasse todas as vozes para a vida
da mocidade estudiosa, por meio de textos, histórias, informações e
curiosidades, enfatizando os aspectos morais, religiosos e a formação
em geral. Na seção Recreio, predominam enigmas, charadas e
problemas. Observaram-se conhecimentos matemáticos relacionados
com aritmética, geometria e álgebra. Encontraram-se quadrados
numéricos, alguns desses mágicos, curiosidades associadas a
operações com números naturais, problemas envolvendo frações,
equações e sistemas lineares, sequências, possibilidades e raciocínio
lógico, e desafios com elementos e propriedades de formas
geométricas planas. Dessa forma, os editores da revista O Echo
buscavam despertar o interesse e a curiosidade da mocidade estudiosa,
nos momentos de recreio, contribuindo para a circulação da revista e a
formação da juventude católica nos colégios onde ela circulava.

Biografia do Autor

Silvio Luiz Martins Britto, Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/ Canoas/RS; Faculdades Integradas de Taquara – FACCAT/Taquara/RS.

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/Canoas/RS.

Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECIM – da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/Canoas/RS.

Professor das Faculdades Integradas de Taquara – FACCAT/Taquara/RS.

Membro do Grupo de Pesquisas sobre Formação de Professores de Matemática – GPFPMat.

Malcus Cassiano Kuhn, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado/RS.

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/Canoas/RS.

Estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECIM, na Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/Canoas/RS.

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul Câmpus Lajeado/RS.

Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul Câmpus Lajeado/RS.

Coordenador do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Educação e Saberes para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental no IFSul Câmpus Lajeado/RS.

Coordenador do Polo UAB do IFSul Câmpus Lajeado/RS.

Membro da Câmara de Ensino do IFSul.

Membro titular da Câmara de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IFSul, representando a grande área de Ciências Exatas e da Terra.

Membro titular do Conselho Editorial da Editora IFSul.

Membro do Grupo de Pesquisas sobre Formação de Professores de Matemática – GPFPMat.

Líder do Grupo de Pesquisa Estratégias de Ensino para Educação Básica e Profissional.

Arno Bayer, Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/ Canoas/RS.

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Salamanca – Espanha.

Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECIM da ULBRA/Canoas/RS.

Líder do Grupo de Pesquisas sobre Formação de Professores de Matemática – GPFPMat.

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Publicado

2021-08-10

Como Citar

Britto, S. L. M., Kuhn, M. C., & Bayer, A. (2021). A Matemática na seção recreio do periódico O Echo, editado pelo Colégio Anchieta de Porto Alegre/RS. Perspectiva, 39(2), 1–24. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e70240