A creche a espera do pedagógico

Autor/innen

  • Maria Isabel Edelweiss Bujes Universidade Luterana do Brasil, Canoas
  • Jussara Maria Lerch Hoffmann Universidade Federal do Rio Grande do sul (aposentada), Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Abstract

Este estudo teve por objetivo atingir uma maior compreensão acerca do significado da ação pedagógica na pré-escola. A investigação foi desenvolvida em duas instituições, públicas e assistencial, campos de estágio da Faculdade de Educação da UFRGS. Constitui-se numa pesquisa do tipo etnográfico, caracterizando-se por um contato direto e prolongado dos investigadores com a situação/fenômeno investigada. Destaca-se dentre as conclusões do estudo que a representação do pedagógico nas instituições revela, em sua essência, um significado de descompromisso, de ausência de intencionalidade, fundamentação teórica e reflexão, que parece corresponder a uma compreensão equivocada do significado da infância.

Autor/innen-Biografie

Maria Isabel Edelweiss Bujes, Universidade Luterana do Brasil, Canoas

Licenciada em Pedagogia (UFRGS), Mestre em Educação (PUCRS), Doutora em Educação (UFRGS) Professora da ULBRA.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Veröffentlicht

1991-01-01

Zitationsvorschlag

Bujes, M. I. E., & Hoffmann, J. M. L. (1991). A creche a espera do pedagógico. Perspectiva, 9(16), 112–132. https://doi.org/10.5007/%x

Ausgabe

Rubrik

Artigos