A creche a espera do pedagógico

Autori

  • Maria Isabel Edelweiss Bujes Universidade Luterana do Brasil, Canoas
  • Jussara Maria Lerch Hoffmann Universidade Federal do Rio Grande do sul (aposentada), Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Abstract

Este estudo teve por objetivo atingir uma maior compreensão acerca do significado da ação pedagógica na pré-escola. A investigação foi desenvolvida em duas instituições, públicas e assistencial, campos de estágio da Faculdade de Educação da UFRGS. Constitui-se numa pesquisa do tipo etnográfico, caracterizando-se por um contato direto e prolongado dos investigadores com a situação/fenômeno investigada. Destaca-se dentre as conclusões do estudo que a representação do pedagógico nas instituições revela, em sua essência, um significado de descompromisso, de ausência de intencionalidade, fundamentação teórica e reflexão, que parece corresponder a uma compreensão equivocada do significado da infância.

Biografia autore

Maria Isabel Edelweiss Bujes, Universidade Luterana do Brasil, Canoas

Licenciada em Pedagogia (UFRGS), Mestre em Educação (PUCRS), Doutora em Educação (UFRGS) Professora da ULBRA.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

##submission.downloads##

Pubblicato

1991-01-01

Come citare

Bujes, M. I. E., & Hoffmann, J. M. L. (1991). A creche a espera do pedagógico. Perspectiva, 9(16), 112–132. https://doi.org/10.5007/%x

Fascicolo

Sezione

Artigos