A creche a espera do pedagógico
DOI :
https://doi.org/10.5007/%25xRésumé
Este estudo teve por objetivo atingir uma maior compreensão acerca do significado da ação pedagógica na pré-escola. A investigação foi desenvolvida em duas instituições, públicas e assistencial, campos de estágio da Faculdade de Educação da UFRGS. Constitui-se numa pesquisa do tipo etnográfico, caracterizando-se por um contato direto e prolongado dos investigadores com a situação/fenômeno investigada. Destaca-se dentre as conclusões do estudo que a representação do pedagógico nas instituições revela, em sua essência, um significado de descompromisso, de ausência de intencionalidade, fundamentação teórica e reflexão, que parece corresponder a uma compreensão equivocada do significado da infância.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.