A creche a espera do pedagógico

Auteurs

  • Maria Isabel Edelweiss Bujes Universidade Luterana do Brasil, Canoas
  • Jussara Maria Lerch Hoffmann Universidade Federal do Rio Grande do sul (aposentada), Porto Alegre

DOI :

https://doi.org/10.5007/%25x

Résumé

Este estudo teve por objetivo atingir uma maior compreensão acerca do significado da ação pedagógica na pré-escola. A investigação foi desenvolvida em duas instituições, públicas e assistencial, campos de estágio da Faculdade de Educação da UFRGS. Constitui-se numa pesquisa do tipo etnográfico, caracterizando-se por um contato direto e prolongado dos investigadores com a situação/fenômeno investigada. Destaca-se dentre as conclusões do estudo que a representação do pedagógico nas instituições revela, em sua essência, um significado de descompromisso, de ausência de intencionalidade, fundamentação teórica e reflexão, que parece corresponder a uma compreensão equivocada do significado da infância.

Biographie de l'auteur

Maria Isabel Edelweiss Bujes, Universidade Luterana do Brasil, Canoas

Licenciada em Pedagogia (UFRGS), Mestre em Educação (PUCRS), Doutora em Educação (UFRGS) Professora da ULBRA.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Publiée

1991-01-01

Comment citer

Bujes, M. I. E., & Hoffmann, J. M. L. (1991). A creche a espera do pedagógico. Perspectiva, 9(16), 112–132. https://doi.org/10.5007/%x

Numéro

Rubrique

Artigos