Educação Crítica em Línguas Adicionais: princípios norteadores para um fazer docente crítico

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e92422

Schlagworte:

Princípios norteadores do fazer crítico, Educação crítica, Línguas adicionais

Abstract

A educação crítica de línguas adicionais tem história relevante no cenário brasileiro e, nos últimos anos, vem ganhando espaço com discussões pautadas em perspectivas decoloniais de educação de línguas (SOUZA; DUBOC, 2021), bem como movimentos pedagógicos em áreas significativas tais como letramento crítico (FARIAS, 2018), letramento midiático crítico (SILVA, 2018), letramento racial crítico (FERREIRA, 2022), Inglês como Língua Franca (DUBOC; SIQUEIRA, 2020), entre outras. Apesar da história e trajetória, é possível dizer que a área ainda é relativamente minoritária (CROOKES, 2021b) tanto no campo da pesquisa quanto na prática da sala de aula. Considerando a importância da docência crítica como elemento catalisador da reflexão e ação que movem o fazer crítico e entendendo a formação docente como um processo complexo que é ao mesmo tempo contínuo, não-linear e permeado por crenças, destaca-se a relevância de uma formação crítica de professores(as) de línguas adicionais. Neste contexto, partindo de experiências vivenciadas nas disciplinas de estágio supervisionado em inglês I e II, ministradas pelos autores para estudantes do curso de Letras Inglês na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o presente artigo tem por objetivo identificar e problematizar crenças sobre o fazer crítico na sala de aula de línguas adicionais, na tentativa de desmistificar (des)entendimentos sobre o que é ensinar criticamente. Neste sentido, busca-se discutir princípios orientadores que regem uma educação crítica, contribuindo com a formação inicial e continuada de professores(as) de línguas adicionais.

Autor/innen-Biografien

Priscila Fabiane Farias, Universidade Federal de Santa Catarina, SC, Brasil

Professora da Universidade Federal de Santa Catarina, SC, Brasil.

Hamilton de Godoy , Universidade Federal de Santa Catarina, SC, Brasil

Professor da Universidade Federal de Santa Catarina, SC, Brasil.

Literaturhinweise

ALMEIDA, Ricardo L.T. Language education in English as an additional language in Brazil: overcoming the colonial practices of teaching English as a foreign language. Gragoatá, v. 26, n. 56, p. 935-961, 2021.

APPLE, Michael W. Education and Power. Boston, London & Henley: ARK Paperbacks, 1985.

BENESCH, Sarah. Needs Analysis and Curriculum Development in EAP: An Example of a Critical Approach. TESOL Quarterly, v. 30, n. 4, p. 723-738, 1996.

BORELLI, Julma. D. V. P. ; PESSOA, Rosane. R.. Linguística aplicada e formação de professores: convergências da atuação crítica. In: PESSOA, R.R.; BORELLI, J.D.V.P. (Org.). Reflexão e crítica na formação de professores de língua estrangeira. 1ed. Goiânia: Editora UFG, 2018, p. 17-35.

BORELLI, Julma. D. V. P.; SILVESTRE, Viviane P. V.; PESSOA, Rosane. R. Towards a Decolonial Language Teacher Education. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 20, n. 2, p. 301-324, 2020.

BRAHIM, Adriana C. S. M.; HIBARINO, Denise A.; CERDEIRA, Phelipe de Lima. Decoloniality in additional language education: From the challenges in the ‘crossroads’ towards an-other way in a ‘mosaic’ to a rhizomatic applied linguistics, Raído, v. 14, n. 36, p. 80-102, 2021.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei nº 867, de 23 de março de 2015. Inclui, entre as diretrizes e bases da educação nacional, o "Programa Escola sem Partido". Brasília: Câmara dos Deputados, 2015. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=1050668. Acesso em: 02 jun. 2023.

CROOKES, Graham V. Critical ELT in Action: foundations, promises, praxis. New York: Routledge, 2013.

CROOKES, Graham V. Introduction to the Special Issue on Critical Language Pedagogy. Education Sciences, v. 11, p. 2-4, 2021a.

CROOKES, Graham V. Critical language pedagogy: an introduction to principles and values. ELT Journal, v. 75, n. 3, p. 247-255, 2021b.

CROOKES, Graham V., ZIEGLER, Nicole. Critical Language Pedagogy and Task-Based Language Teaching: Reciprocal Relationship and Mutual Benefit. Education Sciences, v. 11, n. 6, p. 1-19, 2021.

DUBOC, Ana Paula; SIQUEIRA, Sávio. ELF feito no Brasil: expanding theoretical notions, reframing educational policies. Status Quaestionis, v. 2, n. 19, p. 297-321, 2020.

DELLAGNELO, Adriana de C. K.; MORITZ, Maria Ester. The influence of language conceptions on language teacher’s practices. In: SILVEIRA, Rosane; GONÇALVES, Alison Roberto (Ed.). ARES 13. 13. ed. Florianópolis: Editora UFSC, 2021. p. 105-114.

FAIRCLOUGH, Norman. Discourse and social change. Cambridge, UK: Polity Press, 1992.

FARIAS, Priscila, F. Critical EFL and Critical Literacy: The impacts of designing and implementing a cycle of tasks in a public school setting for critical language and critical literacy development. Orientadora: Raquel D'Ely. 2018. 351f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis, 2018.

FARIAS, Priscila F.; SILVA, Leonardo. Doing Critical Language Teaching through Tasks: Insights from the Brazilian Context. Education Sciences, v. 11, n. 5, p. 1-23, 2021.

SILVA, Leonardo; FARIAS, Priscila F. Critical tasks in Brazil: Locally produced epistemologies and praxis. In: TAVARES, Vander (ed.). Social Justice, Decoloniality, and Southern Epistemologies within Language Education: Theories, Knowledges, and Practices on TESOL from Brazil. 1. ed. Oxon/New York: Routlegde, 2023. p. 91-107.

FERREIRA, Aparecida de Jesus. Letramento Racial Crítico. In:. MATOS, Doris V. S; SOUSA, Cristiane M.C.L.L. (Org.). Suleando conceitos e línguagens: decolonialidades e epistemologias outras. Campinas, SP : Pontes Editores, 2022, p. 207-214.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIROUX, Henry. Theory and Resistance in Education. New York: Bergin and Garvey, 1983.

GOUNARI, Panayota. Critical Pedagogies and Teaching and Learning Languages in Dangerous Times: Introduction to the Special Issue. L2 Journal, v. 12, n. 2, p. 3-20, 2020.

hooks, bell. Teaching Critical Thinking: Practical Wisdom. New York: Routledge, 2010.

hooks, bell. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. São Paulo: Elefante, 2020.

hooks, bell. Ensinando comunidade: uma pedagogia da esperança. São Paulo: Elefante, 2021.

JANKS, Hilary. Critical Literacy’s Ongoing Importance for Education. Journal of Adolescent and Adult Literacy, v. 57, n. 5, p. 349-356, 2014.

JORDÃO, Clarissa. Applied linguistics “made in Brasil”: A guessing game. In: SILVEIRA, Rosane; GONÇALVES, Alison Roberto (ed.). ARES 13. 13. ed. Florianópolis: Editora Ufsc, 2021. p.13-25.

LEAL, Priscila. Becoming and Being a Critical English Language Teacher: a mixed-methods study of critical consciousness. 345 f. Tese (Doutorado em Estudos de Segunda língua). University Of Hawai'i-Manoa, 2018.

MATTOS, Andrea Machado de Almeida; JUCÁ, Leina; JORGE, Míriam Lúcia dos Santos. FORMAÇÃO CRÍTICA DE PROFESSORES: por um ensino de línguas socialmente responsável. Pensares em Revista, n. 15, p. 64-92, 2019.

MOITA LOPES, Luis Paulo da. Identidades fragmentadas: A construção discursiva de raça, gênero e sexualidade em sala de aula. Campinas: Mercado das Letras, 2002.

NATION, Ian Stephen Paul; MACALISTER, John. Chapter 10: Negotiated syllabuses. In Nation, I.S.P; Macalister, J. Language curriculum design. Hoboken, NJ: Routledge. 2009, p. 149-158.

PENNYCOOK, Alastair. Introduction: Critical Approaches to TESOL. TESOL Quartely, v. 33, n. 3, p. 329-348, 1999.

RHUMKE-RAMOS, Nádia K. Practice Teaching as a Tool to Promote Concept Development: A Sociocultural Study. (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.

RAJAGOPALAN, Kanavillil. Por uma lingüística crítica: linguagem, identidade e questão ética. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

SHIN, Hyunjung; CROOKES, Graham. Exploring the possibilities for EFL critical pedagogy in Korea - a two-part case study. Critical Inquiry in Language Studies: An International Journal, v. 2, n. 2, p. 113–138, 2005.

SILVA, Leonardo. Teaching English for Critical Language Development: Investigating the Implementation of Critical Cycle of Tasks in the Context of Basic and Technological Education. Orientadora: Raquel C. S. F. D'Ely. 461f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.

TAGATA, William M. Post critique in contemporary ELT praxis. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 18, n. 2, p. 255-280, 2018.

Veröffentlicht

2023-08-23

Zitationsvorschlag

Farias, P. F. ., & Hamilton de Godoy. (2023). Educação Crítica em Línguas Adicionais: princípios norteadores para um fazer docente crítico. Perspectiva, 41(1), 1–18. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e92422

Ausgabe

Rubrik

Um Olhar Crítico para a Educação de Línguas Adicionais: Possibilidades Pedagógicas e Formativas