O Impacto das concepções de desenvolvimento infantil nas práticas pedagógicas em salas de aula para crianças menores de três anos
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2012v30n3p1099Abstract
Este artigo analisa o impacto que a concepção de desenvolvimento infantil traz para a prática pedagógica com crianças de zero a três anos à luz da Psicologia Histórico-Cultural. Para tanto, traremos os resultados de uma pesquisa que investigou se as ações educativas promovem o cuidar e o educar, associação imprescindível para a promoção do desenvolvimento psicológico das crianças menores de três anos. Para facilitar, subdividimos o trabalho em três partes, uma dedicada à apresentação da metodologia e caracterização das instituições, outra para análise das práticas pedagógicas, e uma destinada à reflexão acerca da concepção de desenvolvimento que perpassa essas práticas à luz da Psicologia Histórico-Cultural. As práticas educativas desenvolvidas nas instituições pesquisadas apenas aguardam o desenvolver considerado natural às crianças, afastando-se de uma educação infantil que favoreça o desenvolvimento integral da criança em suas máximas potencialidades por meio do ensino como uma forma intencional de promovê-lo.
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