O Impacto das concepções de desenvolvimento infantil nas práticas pedagógicas em salas de aula para crianças menores de três anos
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2012v30n3p1099Resumen
Este artigo analisa o impacto que a concepção de desenvolvimento infantil traz para a prática pedagógica com crianças de zero a três anos à luz da Psicologia Histórico-Cultural. Para tanto, traremos os resultados de uma pesquisa que investigou se as ações educativas promovem o cuidar e o educar, associação imprescindível para a promoção do desenvolvimento psicológico das crianças menores de três anos. Para facilitar, subdividimos o trabalho em três partes, uma dedicada à apresentação da metodologia e caracterização das instituições, outra para análise das práticas pedagógicas, e uma destinada à reflexão acerca da concepção de desenvolvimento que perpassa essas práticas à luz da Psicologia Histórico-Cultural. As práticas educativas desenvolvidas nas instituições pesquisadas apenas aguardam o desenvolver considerado natural às crianças, afastando-se de uma educação infantil que favoreça o desenvolvimento integral da criança em suas máximas potencialidades por meio do ensino como uma forma intencional de promovê-lo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.