Dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental: por que as crianças não aprendem?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e65283

Resumo

Neste artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo sistematizar e analisar os dados provenientes da avaliação dos professores no momento dos encaminhamentos de crianças com indicativos de Dificuldades de Aprendizagem. A ênfase desse artigo está na compreensão dos professores em relação às dificuldades de aprendizagem, ou seja, o que compreendem como sendo uma dificuldade e porquê as crianças não aprendem. Utilizamos como aportes teóricos os fundamentos da Teoria Histórico-Cultural, por acreditar ser essa a que melhor explica o desenvolvimento humano e, principalmente, como as relações sociais medeiam esse processo. Nossa pesquisa baseou-se em um estudo de caso de uma rede municipal de ensino e para alcançarmos nossos objetivos realizamos entrevistas semiestruturadas com nove professoras do ensino fundamental, seguindo uma abordagem qualitativa. Os resultados apontam que as professoras não têm uma definição concisa sobre as dificuldades de aprendizagem; formulam descrições de desempenho dos estudantes. Assim como, nesse caminho da pesquisa, chegamos essencialmente à conclusão de que a criança não apresenta uma dificuldade de aprendizagem, mas sim a enfrenta, por ser um sujeito ativo durante o processo.

Biografia do Autor

Patrícia Aparecida Stürmer, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE

Psicóloga da Secretaria Municipal de Educação de Maravilha/SC

Janaina Damasco Umbelino, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE

Professora do Centro de Ciencias Humanas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná,  UNIOESTE

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Publicado

2020-03-27

Como Citar

Stürmer, P. A., & Umbelino, J. D. (2020). Dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental: por que as crianças não aprendem?. Perspectiva, 38(1), 1–23. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e65283