The patchwork quilt of the Life Project in gaucho secondary education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024e98517

Keywords:

Life Project., Didactic book., High School.

Abstract

The objective of this study is to present the evaluation that students and teachers carry out on the training of teachers and the didactic books that are used for the Life Project curriculum development in Gaucha high school. The central question of the study is: what is the evaluation of the gaucho students and teachers about the didactic book and the training of teachers who work in the Life Project curricular component. The research is a case study with ten schools that were part of the pilot project for the implementation of the New high school in Rio Grande do Sul. It is a basic, exploratory research with a qualitative-quantitative approach. The result of the study indicates that in the face of the numerous absences and gaps related to the Life Project curricular component and the training of teachers who work on said component, it is possible to infer that its implementation constitutes a “patchwork quilt” very poorly sewn and without perspective of adequate and efficient harmony through an unfavorable scenario of teacher training and appreciation. Without structural and pedagogical improvements in schools, the acclaimed Life Project may be limited to the reproduction of a pedagogical spontaneity that further weakens public schools and may distance young people even further from the socially significant knowledge produced historically.

Author Biographies

Altair Alberto Fávero, University of Passo Fundo

Pós-Doutor (Bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx), Doutor em Educação Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil. Mestre em Filosofia do Conhecimento (PUC/RS), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais pela Universidade de Passo Fundo, UPF, RS, Brasil e Graduado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo, UPF, RS, Brasil. Atua como professor e pesquisador no Curso de Filosofia, no Mestrado e Doutorado em Educação na Universidade de Passo Fundo, UPF, RS, Brasil, onde coordena o projeto de Pesquisa Docência Universitária, políticas educacionais e expansão da educação superior: perspectivas e desafios (em andamento desde março de 2012). Além de diversas publicações em periódicos qualificados e várias editoras, pela Mercado de Letras é autor do livro Educar o educador: reflexões sobre formação docente (em coautoria com Carina Tonieto, lançado em 2010) e é organizador das Coletâneas Leituras sobre John Dewey e a educação (em co-organização com Carina Tonieto lançado em 2011), Leituras sobre Hannah Arendt: educação, filosofia e política (em co-organização com Edison Alencar Casagranda, lançado em 2012), Leituras sobre Richard Rorty e a educação (em co-organização com Carina Tonieto, lançado em 2013) e Docência Universitária: pressupostos teóricos e perspectivas didáticas (em co-organização com Carina Tonieto e Leandro Carlos Ody, lançado em 2015). Pela Editora CRV publicou Espaço Europeu de Educação Superior (EEES) para além da Europa (em co-organização com Maria de Lurdes Pinto de Almeida e Afrânio Mendes Catani, publicado em 2015) e Políticas de Educação Superior e Docência Universitária: diálogos Sul-Sul (em co-organização com Gionara Tauchen, lançado em 2016); Interdisciplinaridade e formação docente (em co-organização com Carina Tonieto e Evandro Consaltér, publicado em 2018). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo - RS/Brasil e ao Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior - ?GIEPES, ligado à Unicamp. Coordenador do PPGEdu/UPF (2019-2022). E-mail: altairfavero@gmail.com

Mais Informações: Currículo-Lattes CNPq

Carina Tonieto, Rio Grande do Sul Federal Institute of Education, Science and Technology

Diretora de Ensino e Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/IFRS - Campus de Ibirubá, RS, Brasil. Doutora em Educação no Programa de Pós-Graduação da Universidade de Passo Fundo, RS, Brasil (Bolsista Capes). Líder do grupo de pesquisa Ensino, trabalho e sociedade (IFRS) e vice-líder Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES - UPF/RS).

 

Caroline Simon Bellenzier, University of Passo Fundo

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação da Universidade de Passo Fundo, UPF, RS, Brasil (Bolsista Capes). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES - UPF/RS). Participa do projeto "Políticas Curriculares para o Ensino Médio".

 

Chaiane Bukowski

Doutora em Educação - Universidade de Passo Fundo - Rio Grande do Sul – Brasil; Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES - UPF/RS). Participa do projeto "Políticas Curriculares para o Ensino Médio". Servidora Pública Municipal de Erechim/RS.

 

References

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: Ministério da Educação e Secretaria de Educação Fundamental, 1998. Disponível em: portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf. Acesso em: 30 abr. 2023.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2000. Disponível em: portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acesso em: 30 abr. 2023.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Currículos e Educação Integral, 2013. Disponível em: portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file. Acesso em: 30 abr. 2023.

BRASIL. Base nacional comum curricular. Brasília. DF: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 30 abr. 2023.

BRASIL. Guia de implementação do novo ensino médio. Brasília: Ministério da Educação; Consed, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/novo-ensino-medio. Acesso em: 30 abr. 2023.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Senado Federal, 2020. Disponível em: https://www2.senado.gov.br/bdsf/handle/id/572694. Acesso em: 30 abr. 2023.

ALVES, Maria Zenaide; DAYRELL, Juarez. Ser alguém na vida: um estudo sobre jovens do meio rural e seus projetos de vida. Educação e Pesquisa, n. 41, v.2, p. 375–390, abr./jun. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1517-97022015021851. Acesso em: 22 abr. 2023.

ARANTES, Valéria Amorim [et al.]. Projetos de vida, juventude e educação moral. International Studies on Law and Education, v. 23, p. 77–94, maio/ago. 2016. Disponível em: https://scholar.google.com.br/scholar. Acesso em: 22 abr. 2023.

BARBOSA, Carlos Soares; PARANHOS, Michelle. O empreendedorismo como projeto de vida juvenil no ensino médio da rede estadual do Rio de Janeiro. Revista Trabalho Necessário, v. 21, n. 44, p. 01–27, 2023.Disponível em: https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57385. Acesso em: 22 abr. 2023.

BORGES, Anna Karolina Santoro. Projetos de vida no contexto educacional público: Concepções de professores e estudantes. Tese (Doutorado) — Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2023. Disponível em: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/handle/123456789/16818 . Acesso em: 22 abr. 2023.

CAÚ, José Nildo Alves. A juventude do curso técnico integrado em agropecuária do IFPE: desejos, expectativas e experiências vivenciadas para construção do seu projeto de vida. Tese (Doutorado) — Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25209 . Acesso em: 22 abr. 2023.

CHARLOT, Bernad. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.

CONSALTÉR, Evandro; FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina. A formação continuada de professores a partir de três perspectivas: o senso comum pedagógico, pacotes formativos e a práxis pedagógica. Educação em Perspectiva, Viçosa-MG, v. 10, p. e019040, 2019. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i.7121. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7121 . Acesso em: 5 nov. 2023.

DAYRELL, Juarez Tarcisio; JESUS, Rodrigo Ednilson de. Juventude, ensino médio e os processos de exclusão escolar. Educação & Sociedade, v. 37, p. 407–423, abr./jun. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/vDyjXnzDWz5VsFKFzVytpMp/abstract/?lang=pt. Acesso em: 22 abr. 2023.

DAYRELL, Juarez. A juventude e suas escolhas: as relações entre projeto de vida e escola. In: Vieira, Maria Manuel; Resende, José; Nogueira, Maria Alice; Dayrell, Juarez; Martins, Alexandre; Calha, António. Habitar a escola e as suas margens. Portalegre/PT: Instituto Politécnico de Portalegre — Escola Superior de Educação, 2013.

Disponível em: http://dx.doi.org/10.26489/rvs.v31i42.5. Acesso em: 22 abr. 2023.

FALCÃO, Nadia Maciel Falcão; CALDAS, Rafaela Silva Marinho Caldas; BARROS, Ellen Belmonte. Juventude e Projeto de Vida na Reforma do Ensino Médio. Revista Espaço Pedagógico, v. 30, p. e14360, 15 abr. 2023. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/14360. Acesso em: 22 abr. 2023.

FÁVERO, Altair Alberto; ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira. Me ame, me abrace, me acolha! Saberes docentes e políticas de formação continuada. Revista contrapontos – Eletrônica. Itajaí, v. 11, n. 1, p. 6–13, jan./abr. 2011. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rc/article/view/2430. Acesso em: 02 nov. 2023.

FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina. Educar o educador: reflexões sobre a formação docente. Campinas: Mercado de letras, 2010.

KRAEMER, Celso; OECHSLER, Fábio Richard. Analítica existencial e Projeto de Vida em Santa Catarina. Revista Espaço Pedagógico, v. 30, p. e14326-e14326, 2023. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/14326. Acesso em: 22 abr. 2023.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) - 2021. Projetos Integradores e Projeto de Vida. Brasília: Ministério da Educação, 2021. Disponível em: https://pnld.nees.ufal.br/pnld_2021_proj_int_vida/inicio. Acesso em: 05 nov. 2023.

PEREIRA, Joabe Tavares; Mariz, Ana Paula Medeiros de. Filosofar com projeto de vida: por uma vida estudantil autêntica. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, v. 9, n. 1, p. e3/1–23, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.5902/2448065771437. Acesso em: 22 abr. 2023.

RICOEUR, Paul. A metáfora viva. 2 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005.

RIBEIRO, Eliane; MACEDO, Severine. Notas sobre políticas públicas de juventude no Brasil: conquistas e desafios. Revista de Ciencias Sociales, v. 31, n. 42, p. 107–126, jan./jun. 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.26489/rvs.v31i42.5. Acesso em: 22 abr. 2023

RIO GRANDE DO SUL. Referencial Curricular Gaúcho: Ensino Médio. Secretaria de Estado da Educação: Porto Alegre, 2021. Disponível em: https://educacao.rs.gov.br/upload/arquivos/202111/24135335-referencial-curricular-gaucho-em.pdf. Acesso em: 22 abr. 2023.

SANTOS, Milaine Fernandes. Projeto de vida: O que estudantes do ensino médio de Cáceres, Mato Grosso, Brasil pensam sobre isso? Life project and the high school. Journal of Education Science and Health, v. 3, n. 2, p. 1–8, abr./jun. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.52832/jesh.v3i2.195. Acesso em: 22 abr. 2023.

SANTOS, Kaliana Silva; GONTIJO, Simone Braz Ferreira. Ensino médio e projeto de vida: possibilidades e desafios. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, v. 2, n. 1, p. 19–34, 2020. Disponível em: https://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/27. Acesso em: 22 abr. 2023.

SEDUC/RS (Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul). Itinerários formativos: componentes obrigatórios, c2024. Disponível em: https://ensinomediogaucho.educacao.rs.gov.br/. Acesso em: 16 jun. 23.

SEDUC/RS (Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul). Formação em Projetos de Vida segue aberta no programa Nosso Ensino Médio. Portal da Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 08 mar. 2022. Disponível em: https://portal.educacao.rs.gov.br/Main/Noticia/Visualizar/portalseduc/Formacao-em-Projetos-de-Vida-segue-aberta-no-programa-Nosso-Ensino-Medio. Acesso em 06 nov. 2023.

SEDUC/RS (Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul). Projeto de Vida. Portal da Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2023. Disponível em: https://portal.educacao.rs.gov.br/Projeto-de-Vida. Acesso em 06 nov. 2023.

SILVA, Conceil Corrêa da; SILVA, Nye Ribeiro. A colcha de retalhos. São Paulo: Editora do Brasil, 1995.

SILVA, F. Vieira da; Brunet, P. Diógenes de Melo; MOURA, T. Soares de. "O futuro já começou”. Revista Espaço Pedagógico, v. 30, p. e14253, 17 abr. 2023. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/14253. Acesso em: 22 abr. 2023.

SILVA, Gidalti Guedes da; MATOS, Helen Carla Santos; BRITO, Renato de Oliveira. Projeto De Vida No Ensino Fundamental: Desafios De Implementação. Educação em Foco, v. 28, n. 1, p. e28005-e28005, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/38783 . Acesso em: 22 abr. 2023.

AUTORES. O penduricalho do projeto de vida no novo Ensino Médio Gaúcho: o proposto pelo Referencial Curricular Gaúcho e o vivido pelos estudantes. No prelo

TONIETO, Carina; FÁVERO, Altair Alberto; CENTENARO, Junior Bufon; BUKOWSKI, Chaiane; BELLENZIER, Caroline Simon. Os professores diante do novo ensino médio: relações externas de mudança e trabalho docente. Educação, v. 48, n. 2, p. e62/1–27, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.5902/1984644469995. Acesso em: 03. nov. 2023.

TONIETO, Carina; BELLENZIER, Caroline; BUKOWSKI, Chaiane. As concepções dos estudantes em relação ao protagonismo juvenil no Novo Ensino Médio. Revista Espaço Pedagógico, v. 30, e. 14398, p. 1-23, 2023. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/14398/114117105. Acesso em 16 jun. 2023.

TROIAN, Alessandra; BREITENBACH, Raquel. A Questão da Juventude na Contemporaneidade: Estudo dos Projetos de Vida em Arroio do Tigre/RS. Desenvolvimento Em Questão, n. 16, v.44, p. 260–284, jul./st. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.44.260-284. Acesso em: 22 abr. 2023. Acesso em: 22 abr. 2023.

Published

2024-09-27

How to Cite

Fávero, A. A., Tonieto, C., Bellenzier, C. S., & Bukowski, C. (2024). The patchwork quilt of the Life Project in gaucho secondary education. Perspectiva, 42(4), 1–20. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024e98517

Issue

Section

Article Demand for Continuous