Repensando os estudos sociais de história da infância no Brasil

Autores

  • Mirian Jorge Warde UNESP - Araraquara - SP

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Os Estudos Sociais e de História da Infância no Brasil tiveram um promissor impulso inicial em fins dos anos de 1980. Passados mais de quinze anos, esses estudos aparentam perda do ímpeto inaugural, apresentando reduzido crescimento, bem como certa homogeneidade conceitual e analítica. Com base em revisão bibliográfica nacional e internacional, este artigo examina alguns desafios a serem enfrentados pelos aportes de História da Infância no Brasil que implicam, por um lado, o exame de extensa e diversificada literatura internacional, destacadamente dos chamados new social studies of childhood com vistas ao alargamento dos horizontes conceituais; por outro, implicam superação de preconceitos que bloqueiam diálogos necessários com as Ciências Biológicas e Psicológicas.

Biografia do Autor

Mirian Jorge Warde, UNESP - Araraquara - SP

Graduação em Pedagogia pela PUC/SP (1972), mestrado em Educação: Filosofia da Educação pela PUC/SP (1976) e doutorado em Educação: Filosofia da Educação pela mesma Instituição (1984).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

2007-04-30

Como Citar

Warde, M. J. (2007). Repensando os estudos sociais de história da infância no Brasil. Perspectiva, 25(1), 21–39. https://doi.org/10.5007/%x