Pesquisa qualitativa em educação e linguagem: histórico e validação do paradigma indiciário

Autores/as

  • Lívia Suassuna Universidade Federal de Pernambuco, Recife

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795x.2008v26n1p341

Resumen

Este estudo, de cunho teórico, é parte de nossa tese de Doutorado em Lingüística pela UNICAMP, especificamente do capítulo em que discutimos a pesquisa qualitativa em Educação e justificamos a opção pelo paradigma indiciário para estudar fenômenos no campo da avaliação institucional e da aprendizagem em linguagem. Está dividido em seis partes, nas quais apresentamos, sucessivamente: uma caracterização do paradigma científico clássico; um breve histórico da crise do paradigma clássico; uma discussão conceitual sobre pesquisa qualitativa; as interrelaçõesexistentes entre os aspectos quantitativo e qualitativo da pesquisa educacional; um comentário sobre os dados e os procedimentos analíticos; uma abordagem específica sobre o paradigma indiciário, com indicação de sua pertinência e relevância para a pesquisa educacional como um todo e para o tratamento de fenômenos da linguagem no interior da escola.

Biografía del autor/a

Lívia Suassuna, Universidade Federal de Pernambuco, Recife

Licenciatura em Letras Habilitação Português pela Universidade Federal de Pernambuco (1981), mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) e doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é professora da Universidade Federal de Pernambuco. Mais informações: http://lattes.cnpq.br/3685495814664993

Publicado

2009-04-22

Cómo citar

Suassuna, L. (2009). Pesquisa qualitativa em educação e linguagem: histórico e validação do paradigma indiciário. Perspectiva, 26(1), 341–377. https://doi.org/10.5007/2175-795x.2008v26n1p341