Materiais lexicográficos e pedagógicos para a educação de surdos: revisitando a história e as produções

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e65934

Resumo

A educação de surdos teve seu início no século  XVI e a partir deste marco histórico educadores de surdos de algumas partes do mundo se empenharam em elaborar materiais pedagógicos e, mais adiante, lexicográficos para o ensino da língua de sinais, apesar da abordagem oralista ter sido a precursora. Este estudo se apoia em marcos históricos e contextuais da educação de surdos e objetiva conhecer o percurso histórico da elaboração de materiais lexicográficos e pedagógicos para a educação de surdos, do século XVIII ao XXI e inventariar algumas produções de Portugal e do Brasil, não deixando de refletir sobre as concepções didático-pedagógicas intrínsecas às obras selecionadas. Para tal, realizou-se uma pesquisa bibliografica e documental em busca de obras de referência produzidas em diferentes períodos históricos e diferentes países, em especial, em Portugal e no Brasil. Com base nos estudos realizados destacamos que existe uma quantidade considerável de materiais lexicográficos, produzidos de forma impressa, em CD-Rom, DVD e, atualmente, online. Tais materiais mantém uma tradição iconográfica, independentemente de seu formato. Percebe-se por meio do estudo que os materiais pedagógicos para a educação de surdos sempre foram elaborados com o fito de incrementar a prática pedagógica.

Biografia do Autor

Paulo Vaz de Carvalho, Universidade Católica Portuguesa

Docente e investigador da Universidade Católica Portuguesa e da Casa Pia de Lisboa

Cássia Geciauskas Sofiato, Universidade de São Paulo

Docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

Carvalho, P. V. de, & Sofiato, C. G. (2020). Materiais lexicográficos e pedagógicos para a educação de surdos: revisitando a história e as produções. Perspectiva, 38(4), 1–24. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e65934