A ruptura com a categoria de totalidade e suas principais implicações para a pesquisa em educação
DOI :
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e65924Résumé
Ao buscar superar os limites das perspectivas marxista e estruturalista a denominada “agenda pós-moderna”, assentada em um relativismo ontológico e em um pragmatismo epistemológico, tem influenciado as pesquisas em educação a aderirem a um ceticismo ou relativismo teórico-metodológico que consideramos preocupante para o campo do conhecimento científico. A ruptura com a categoria de totalidade é um dos aspectos comuns entre as diferentes abordagens da agenda pós-moderna, o qual analisamos no artigo. Com base em uma pesquisa de cunho bibliográfico e nos resultados de estudos realizados pelo nosso grupo de pesquisa, analisamos as principais implicações dessa opção epistemológica para o conhecimento científico e para o campo das lutas sociais. Como resultado do estudo enfatizamos o sentido que a categoria de totalidade assume no materialismo histórico dialético e sua importância na construção do conhecimento que supere a perspectiva instrumental e utilitarista de ciência.
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