La ruptura con la categoría de totalidad y sus principales implicaciones para la investigación en educación

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e65924

Resumen

Al buscar superar los límites de las perspectivas marxista y estructuralista, la denominada ‘agenda posmoderna’, asentada en un relativismo ontológico y en un pragmatismo epistemológico, ha influenciado las investigaciones en educación a que adhirieran a un escepticismo o relativismo teórico-metodológico que consideramos preocupante para el campo del conocimiento científico. La ruptura con la categoría de totalidad es uno de los aspectos comunes entre los distintos abordajes de la agenda posmoderna, pues es lo que analizamos en el artículo. Con base en una investigación de carácter bibliográfico y en los resultados de estudios realizados por nuestro grupo de investigación, analizamos las principales implicaciones de esa opción epistemológica para el conocimiento científico y para el campo de las luchas sociales. Como resultado del estudio, enfatizamos el sentido que la categoría de totalidad asume en el materialismo histórico-dialéctico y su importancia en la construcción de un conocimiento que supere la perspectiva instrumental y utilitarista de la ciencia.

Biografía del autor/a

Magda Gisela Cruz dos Santos, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas na linha de Filosofia e História da Educação e Mestre em Educação pelo mesmo programa. Graduada em Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal de Pelotas. Integrante dos Grupos de Pesquisa Educação Popular e Movimentos Sociais (MovSE) da Universidade Federal de Pelotas e Trabalho, Movimentos Sociais e Educação (TRAMSE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui experiência na área de Educação, principalmente em relação aos temas: políticas públicas, trabalho e educação, educação popular, formação integral,  movimentos sociais, escola pública e Educação do Campo. Foi pesquisadora no Projeto Observatório da Educação do Campo em seu núcleo no Estado do Rio Grande do Sul (CAPES/INEP). Atuou como professora da Educação Básica, coordenadora pedagógica e supervisora de estágio na rede pública estadual e municipal de Pelotas.

Paulo Eduardo Dias Taddei, Universidade Federal de Pelotas

Graduado em Direito, Especialista em Direito Ambiental, Mestre em Educação e doutorando em Educação, todos pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Licenciado em Filosofia pela Claretiano Rede de Educação. Advogado. Professor Especial Convidado da Faculdade UNILAS para os cursos de especialização em a) Gestão de Pessoas; b) Serviço Social e c) Supervisão e Gestão Educacional. 

Vanessa Golçalves Dias, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora, licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande (2011). Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul é mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas na Linha História e Filosofia da Educação (2014). Foi pesquisadora no Projeto Observatório da Educação do Campo em seu núcleo no Estado do Rio Grande do Sul (CAPES/INEP). É integrante dos Grupos de Pesquisa: Trabalho, Movimentos Sociais e Educação (TRAMSE/UFRGS); Educação Popular e Movimentos Sociais (MoVse/UFPel). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação em espaço formal e não formal, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Popular, Movimentos Sociais, Autogestão, Formação de Professores e Educação do Campo.

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Publicado

2020-12-31

Cómo citar

Santos, M. G. C. dos, Taddei, P. E. D., & Dias, V. G. (2020). La ruptura con la categoría de totalidad y sus principales implicaciones para la investigación en educación . Perspectiva, 38(4), 1–13. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e65924